Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de março de 2010

Tradição do peixe na Sexta-Feira Santa


Época de Páscoa, Sexta-Feira Santa e todo mundo começa a correr e se preparar para comprar e comer um delicioso peixe. Pena que muitas pessoas pensam em ingerir essa excelente fonte de proteína e nutrientes somente nesse dia, hábito errado, pois todos deveriam comer pelo menos 2 vezes por semana.

O peixe é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, ou seja, aqueles que não são sintetizados pelo nosso organismo, vitaminas, minerais e contém baixo teor de gorduras saturadas, ao contrário de outros tipos de carnes.
O peixe possui em sua composição diversos minerais, como o cálcio, fósforo, ferro, flúor e sódio, que juntos permitem o funcionamento adequado do nosso corpo.
Vejamos o que esse minerais e vitaminas beneficiam:
Cálcio: contribui para a formação dos ossos e dos dentes, ajuda na coagulação, na contração muscular e em funções do sistema nervoso e do coração. Sua falta provoca ossos e dentes frágeis, dores nas costas e nas pernas.
Fósforo: intervém nas funções cerebrais, como a memória, e também fortalece os ossos.
Ferro: permite a formação da hemoglobina - um dos componentes do sangue, ajuda a metabolizar as proteínas e favorece o crescimento de crianças e adolescentes. Quando não é ingerida a quantidade adequada, provoca debilidade, palidez e anemia.
Flúor: atua na manutenção dos dentes.
Sódio: intervém no funcionamento da glândula tiróide.
Vitamina A: necessária para regenerar as células e fomentar o bom funcionamento dos nervos óticos. Também contribui para se ter uma pele, unhas e visão saudáveis.
Vitamina D: que assegura a correta assimilação de cálcio e de fósforo
Vitaminas do Complexo B: que fortalece o sistema nervoso, ajuda no crescimento e no bom estado da pele, unhas e visão, estimula o apetite, facilita a transformação dos alimentos em energia e a manutenção dos músculos.

O famoso Ômega-3: esse nutriente tão bem falado e estudado está presente em grande quantidade nos peixes. Ele ajuda na prevenção do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pois diminui a taxa de colesterol, previne a hipertensão arterial, tipos de câncer, no diabetes tipo 2, diminui o stress e a depressão, previne a doença de Alzheimer, a asma e contribui no controle do peso, evitando a obesidade.

Procure receitas saudáveis que incluem o peixe na preparação. Deixe de lado o frito, o à milanesa, e dê preferência aos ensopados, grelhados, assados ou crus, presentes na culinária japonesa.

Em seguida algumas receitas de peixes para você escolher e fazer na sua sexta-feira:

Filé de Peixe ao Forno


Ingredientes:
1 kg filé de peixe
4 batatas em rodelas finas
2 cenouras em rodelas finas
1 cebola em rodelas
1 tomate em rodelas
1 dente alho fatiado
Coentro a gosto
Sal, pimenta-do-reino e alecrim a gosto
Suco de um limão
2 colheres (sopa) vinho branco (opcional)
8 colheres (sopa) azeite
½ xícara (chá) molho de tomate

Modo de Preparo:
Preparar uma marinada com o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alecrim e o vinho. Coloque as postas de peixe de molho neste tempero e deixe descansar por 30 minutos. Descasque e corte as batatas e as cenouras, coloque em uma assadeira untada as batatas e as cenouras cortadas, por cima coloque a cebola em rodelas finas, por cima coloque o alho fatiado, por cima o peixe escorrido do caldo, por cima do peixe as rodelas de tomate, o molho de tomate, o coentro e por último o caldo da marinada do peixe. Leve ao forno quente por mais ou menos 30 minutos.

Peixe ao Forno Recheado com Farofa de Atum
Ingredientes:
1 peixe inteiro limpo (anchova ou tainha de aproximadamente 1,5 kg)
2 colheres (sopa) suco de limão
½ xícara (chá) vinho branco seco
1 colher (sopa) sal
pimenta-do-reino a gosto

Farofa
4 colheres (sopa) azeitona verde picada
2 colheres (sopa) cheiro-verde picado
1 lata de atum
1 cebola picada
½ xícara (chá) farinha de mandioca crua
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Lave bem o peixe e tempere com o suco de limão, o sal, o vinho branco e a pimenta-do-reino. Deixe tomando gosto por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, numa tigela, junte a azeitona, o cheiro-verde, o atum com seu molho, a cebola e a farinha. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem até obter uma farofa úmida. Recheie o peixe com a farofa e feche a abertura, com agulha e linha ou palitos. Coloque o peixe em uma assadeira forrada com papel alumínio, regue com o tempero com que o peixe ficou de molho e feche o papel alumínio, para que o peixe cozinhe no próprio vapor. Leve ao forno médio (180º C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva em seguida.

Quiche de Bacalhau Para Páscoa

Ingredientes
Massa:

1 xícara e meia de (chá) de farinha de trigo
1 colher de (chá) de sal
1 gema
150g de margarina.
Recheio:
200g de bacalhau cozido e desfiado
½ cebola pequena picada
1 colher de (sopa) de cheiro-verde picado
50g de queijo minas picado
1 xícara de (chá) de maionese
½ xícara de (chá) de leite e 2 ovos batidos.

Modo de Preparo:
Pré aquecer o forno em temperatura média.
Massa: em uma tigela, misturar a farinha,o sal, a gema e a margarina.Use um garfo e depois a ponta dos dedos até ficar homogênea. Forrar o fundo e lateral de uma forma removível para quiche. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente. Reserve.
Recheio: Em uma tigela misturar o bacalhau, a cebola, o cheiro-verde e o queijo. Em outra tigela, misture a maionese o leite e os ovos até obter um creme homogêneo. Acrescente ao bacalhau e misture. Coloque o recheio sobre a massa reservada e leve ao forno por 30 minutos ou até o recheio ficar firme e levemente dourado. Sirva a seguir.

Faça bom proveito dessas preparações e tenha muma Páscoa maravilhosa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.