Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Chocolate, um prazer aumentado na Páscoa!


A Páscoa está chegando e com ela vem o abuso no consumo de chocolate e outras guloseimas.
O chocolate é um alimento que nos causa boas sensações, como alegria, prazer, romantismo, sensualidade, entre outras. Com seu sabor doce, aroma, formas, cores e recheios ele acaba sendo um alimento sedutor em nossas vidas, sendo um bom argumento para presentear e se deliciar com eles.
Muitas pessoas não conseguem ficar um dia sem comer chocolates, alguns se denominam até mesmo de chocólatras.

A sensação prazerosa que sentimos ao ingerirmos um pedaço de chocolate é causada pela elevação no nível da serotonina, a qual melhora o humor, e o da feniletilamina, que é associada à "química do amor" pelas demonstrações de ânimo e euforia (típicas de um indivíduo apaixonado).

Sabemos que a maioria dos chocolates são ricos em gordura e açúcar, o que causa o aumento do peso corporal e podem desenvolver outras doenças.
Porém, os chocolates amargos e o cacau também possuem substâncias benéficas ao organismo, como os flavonóides encontrados das sementes do cacau, um antioxidante natural que melhora a função endotelial e a pressão sanguínea das veias e das artérias, contribuindo beneficamente para a saúde cardiovascular. Eles reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim) o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos.
Há estudos que referem que o consumo de cerca de 30g diárias de chocolate amargo ou dark, com 70% ou mais de cacau, por exemplo, como parte de uma alimentação saudável, pode trazer benefícios ao organismo. Já o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas de flavonóides e o chocolate branco não apresenta esse antioxidante.
O grande problema é as pessoas optarem pelos tipos amargos e também conseguirem ingerir as 30g.

Devemos ter cuidado também com os chocolates dietéticos, pois esses apresentam restrição de açúcar, mas muitas vezes a quantidade de gordura e calorias pode superar os tradicionais.

Mitos e Verdade sobre o chocolate
Mito: O consumo de chocolate causa dependência ao organismo. Na verdade, estudos mostram que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo. Porém algumas pessoas têm mais sensibilidade a algumas substâncias do chocolate que podem levar a uma pequena dependência, mas não chega a ser prejudicial à saúde e são poucas pessoas que sofrem disso.
Verdade: O chocolate libera endorfinas, as quais podem estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar.
Mito: Chocolate causa acne. Na verdade não existem estudos científicos que comprovem que o chocolate seja causador de acne. As espinhas estão ligadas as questões hormonais.
Verdade: O chocolate contém estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

De qualquer maneira, procure ter uma alimentação equilibrada e saudável, assim você não terá grandes problemas com o chocolate, principalmente nesta época.
Mas cuide dos abusos. Lembre-se que se você comer um pouco a cada dia, seu chocolate também irá durar por mais tempo.
Divida com os outros, assim você também come menos, e procure colocá-lo naquele horário do dia que você tenha muita vontade de comer, escolha esse horário e siga todos os dias o mesmo.

Desejo a você uma Feliz Páscoa!!

2 comentários:

  1. Valeu Claudinis, Feliz páscoa aí tb!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Ohhh... que lindo!!! Adorei os coelhos!
    E já tô repassando a info dessa matéria!
    Super interessante!
    bjokas e Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.