Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

sábado, 3 de abril de 2010

Comece a incluir soja na sua alimentação


A soja é um alimento funcional muito rico nutricionalmente que deveria estar mais presente na alimentação das pessoas.
Segundo a enquete realizada, a maioria das pessoas optaram pela alternativa raramente ou de vez em quando da inclusão de soja ou aliemntos a base de soja em sua alimentação.
Isso mostra que o consumo ainda é muito baixo em nossa população. Mesmo o Brasil sendo um grande país produtor desse alimento, a cultura dos benefícios e de aceitação não está atingindo muitas pessoas.

A soja contém grande quantidade de proteína, carboidratos complexos, fibras, fitoquímicos (isoflavonas), minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, cobre e selênio) e vitaminas do Complexo B. Contém baixo teor de gordura saturada e sódio e não contém colesterol.
Por conter grande quantidade de fibra dietética, a soja contribui para o emagrecimento e no controle do índice glicêmico, prevenindo a diabetes.

As isoflavonas previnem contra as doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer (principalmente de cólon, mama , próstata, estômago e pulmão) e osteoporose. Também exerce efeito hormonal que ajudam as mulheres na melhora dos sintomas no período da menopausa e pós-menopausa.

A soja está presente em inúmeros alimentos. Além de poder consumí-la in natura, pode-se consumí-la em outros produtos como o leite, sucos, iogurtes, creme de leite, leite condensado, farinhas, biscoitos, pães, etc.

Confira os principais benefícios que a soja proporciona ao nosso organismo:

Osteoporose: as isoflavonas, mencionadas anteriormente, ajudam no aumento moderado da massa óssea, ajudando na inibição da retirada de cálcio do osso;
Diabetes: ela tende a reduzir os níveis sanguíneos de insulina, além de possuir as fibras que modulam a entrada da glicose no sangue e a liberação de insulina;
Doenças Cardiovasculares: a soja ajuda a diminuir o colesterol sangüíneo total e o LDL-colesterol, popularmente conhecido como mau colesterol, assim previne problemas cardiovasculares.
Envelhecimento: a soja possui antioxidantes, auxiliando então a prevenção do envelhecimento acelerado;
Obesidade: a soja pode aumentar a captação de glicose pelos músculos e aumentar a queima de gordura, facilitando o emagrecimento.
Menopausa: as isoflavonas possuem estrutura semelhante ao estrógeno, e ajuda a evitar o surgimento dos sintomas indesejáveis da tensão pré-menstrual e do climatério;

Mas como qualquer outro alimento, a soja não deve ser consumida em excesso, pois pode provocar desconforto abdominal como estufamento, aumento da produção de gases e dores abdominais.

Comece a pensar um pouco mais em todos os beneficíos que esse valioso alimento proporciona e incluir na alimentação. Você poderá estar prolongando sua vida.

2 comentários:

  1. Sugestão: coloque algumas dicas fáceis de incluir soja na alimentação, como algumas receitas e substituições práticas... ou como consumí-la: grão, pedaços, etc...
    Pergunta: qual seria um consumo diário interessante pra esse alimento?
    Ex.: consumo bastante suco com soja, mas sei que não é o suficiente e tb, que consumido mto seguidamente, enjoa...
    VLW!!

    ResponderExcluir
  2. Certo Face, seguirei tua sugestão e tuas dúvidas e colocarei um novo post.
    Obrigada, isso aí, participação!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.