Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

Café: benefícios ou malefícios?


Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo é o café devido as suas características organolépticas, como o aroma e o sabor, e também pelo seu efeito estimulante.
Existem pessoas que tem o hábito de ingerir muito café durante o dia, em torno de 5 a 6 xícaras, outras já preferem evitar, pois acreditam que em exagero podem fazer mal a saúde.

Ainda existem muitos estudos sobre as composições do café, pois ele desperta grande interesse da comunidade científica.
Mas será que ele tem mais benefícios que malefícios? Vamos ver alguns dados.

O café possui inúmeros compostos, e ainda no processo de torrefação, ocorrem diversas reações químicas onde esses compostos se degradam ou formam outros. Apesar da cafeína ser sempre o composto mais citado, o café possui outros nutrientes como o potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares, polissacarídeos e antioxidantes, os quais combatem os radicais livres.
Os efeitos do café dependem da qualidade e quantidade desses compostos químicos, referindo que o consumo moderado é a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café.
Com uma ingestão mais baixa que a descrita já se percebem efeitos como melhoria do estado de alerta, de energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples, da vigilância auditiva, do tempo de retenção visual e diminuição da sonolência e do cansaço.
Segundo estudos, consumir café moderadamente não acarreta riscos para a saúde. Porém doses elevadas podem trazer prejuízos ao organismo como taquicardia, palpitações, insônias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas, principalmente em pessoas que são sensíveis a cafeína.
Recomenda-se para a pessoa que quer diminuir a quantidade de café diária, que faça isso de forma gradual, pois a interrupção abrupta pode trazer efeitos parecidos com os descritos anteriormente.
Estudo relatam que o café pode prevenir certas doenças como a de Parkinson, o Mal de Alzheimer, depressão, cálculos renais, diabetes tipo 2, doenças coronarianas e redução do colesterol. Devido aos seus compostos antioxidantes auxiliam no processo de emagrecimento, pois há um aumento da termogênese, e também na prevenção de alguns tipos de câncer como o de cólon e reto.
Mas como tudo tem seu lado ruim, o consumo exagerado de café pode trazer malefícios ao organismo como a azia, pois causa uma irritação na mucosa esofágica; diminuição da absorção do ferro não-heme, ou seja, o de origem vegetal, portanto pessoas que estão com anemia devem ter mais cuidado; e também pode elevar a pressão arterial, sendo um risco para pessoas com hipertensão arterial.
Podemos analisar que não há evidência de que o consumo moderado de café (3 a 5 xícaras por dia), por indivíduos saudáveis seja prejudicial. Mas existem pessoas que são mais sensíveis aos efeitos da cafeína, portanto devem evitar o consumo.
Muitos estudos estão sendo e serão ainda realizados para saber ao certo os efeitos do café em nosso organismo.

12 comentários:

  1. Gostei de saber que café ajuda a evitar o calculo renal. Vou tomar mais (porém, moderadamente). Já tive uma crise disso e não desejo nem para meus inimigos. hehehehe

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. É vero... só ficamos sabendo que faz mal... mas não o quê ao certo...

    Enfim... dúvida: qtos ml é uma dose de café? Ou seja... até qtos ml seria uma boa dose diária pra uma pessoa, sem problemas diversos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Face. Uma dose de café seria aquelas xícaras de café, cafezinho sabe? Não são canecas e nem xícras de 250ml cheias, hehe. Agora claro, se fizeres um café mais fraco ou tomar o descafeinado acredito que a quantidade pode aumentar, pois daí diminui a cafeína ingerida. Mas são as xícaras de cafezinho, ou seja, se colocares café em uma xícara maior, dessas comuns de 200ml, por exemplo, equivale a umas duas doses.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Claudia, parabens pela matéria, quanto mais informação melhor até porque existem muitos tabus em relação ao consumo do café, todavia vale lembrar que o café só vai ser benéfico se a qualidade desde a matéria prima (cafe cru)ate sua torra e moagem for boa, tambem o modo de preparo e o tempo se vai se consumido depois de pronto.
    Jose Domingos

    ResponderExcluir
  5. EM OUTRO SITE QUE ACABEI DE VER DISSERAM QUE SE EU TIVE CALCULO RENAL EH PARA EVITAR O CAFE, AGORA NESSE JA DIZEM O CONTRARIO QUE PREVINE O CALCULO

    ResponderExcluir
  6. Vale a pena conferir o artigo cientifico : Revista Nova: Benefícios do café, mito ou realidade? (v. 32 n.8, 2009).

    ResponderExcluir
  7. adorei todas as informaçoes citadas ,poi consumo cafe em execesso mais nunca tive problema algun pq minha familia ten um abito grande de estar smeprebebendo cafe ,pois intao cresci consumindo cafe ,por dia bebo 1 garafa de 1 litro sou saldável e nunca tive problema com cafe ^^ bjos galera j wilson

    ResponderExcluir
  8. É muito importante ter informações corretas sobre os alimentos que ingerimos. Estou acostumada a tomar muito café e sei que preciso mudar meus hábitos! Ai que tarefa difícil.....café é tão gostoso..
    ELIANA - SP

    ResponderExcluir
  9. EU ESTOU AMAMENTANDO,E SOU VICIADA EM CAFÉ,GOSTARIA DE SABER SE FAZ ALGUM MAL PRO BEBÊ??

    ResponderExcluir
  10. Olá. Ainda se pesquisa sobre a cafeína e a amamentação. Recomenda-se restringir o consumo de café, refrigerante, chás (principalmente os pretos) e o chocolate nesse período. Um pouco da cafeína vai para o leite que entra na corrente sanguínea do bebê. Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de saber se a pessoa que tem
    algum problema de saude e o seu medico lhe recomendou abster-se do cafe, se ela pode então beber cafe descafeinado. Se sim, qual a dierença entre eles? E o cafe descafeinado, tem maleficios e/ou beneficios? Gostaria de saber sobre o cafe descafeinado!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Se a pessoa sofre de algum problema de saúde em que o café lhe foi proibido, muitas vezes o café descafeinado pode ser ingerido moderadamente, pois esse café só fará alguma diferença para pessoas que tem alguma sensibilidade à caféina ao sistema nervoso. O café descafeinado contém muito pouca cafeína, depende da marca, por isso muitas vezes quem não pode ingerir cafeína também é lhe proíbido o descafeinado. Mas na dúvida consulte sempre um médico.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.