Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Não podemos viver sem as frutas!



Segundo a última enquete realizada neste blog que abordou o consumo diário de frutas, 57% das pessoas que votaram referiram não ter o costume de ingerir frutas durante o dia, mostrando um dado bastante preocupante. 7% referiram consumir pelo menos 1 fruta ao dia, 21% em torno de 2 frutas e 14% mostraram que estão mais preocupados com sua alimentação, pois votaram na opção de 3 ou mais frutas ao dia.

Mas por que será que as pessoas não têm o costume de comer frutas? Será devido aos hábitos desde a infância onde talvez não foram muito estimulados? Ou será pela preguiça de ter que lavar ou descascar? Ou será que não causa tanto prazer como um hambúrguer ou batata frita?

Pois é, cada um tem os seus motivos, mas o que temos que pensar é que sem elas não podemos viver. Elas trazem inúmeros benefícios ao corpo e nos tempos de hoje, com tantas doenças decorrentes de uma alimentação incorreta, deveríamos dar mais atenção a elas.

As frutas possuem em sua composição fibras que ajudam a termos um intestino regulado e saudável; vitaminas e minerais que auxiliam na prevenção de doenças e nutrem a pele, o cabelo e as unhas; água, auxiliando na hidratação; além de possuir açúcar natural como a frutose e a levulose, carboidratos, proteínas e gorduras, mas tudo de maneira bem equilibrada.

Frutas tradicionais: A seguir você confere uma tabela divulgada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), contendo as frutas mais comuns e mais consumidas e suas propriedades.



Algumas outras frutas consumidas:

Abacate: Rico em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na alimentação de pessoas que apresentam problemas digestivos.

Abacaxi: Rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina.

Caqui: Apresenta grandes quantidades de água em seu interior. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante.

Goiaba: Possui alto valor nutritivo, pois apresentam grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Não contém muito açúcar e gordura, e auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.

Melancia: Tem alto de teor de água. Contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Morango: Rico em potássio, sódio e cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca. É rico em vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, proporciona resistência ao organismo contra infecções, auxilia na cicatrização de feridas e na absorção do ferro. Possui também em quantidades menores, vitamina B5, a qual evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso, e ferro que é um mineral que participa da formação do sangue e previne a anemia.

Pêra: Possui quantidades menores de vitamina B5 e ferro. A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

Pêssego: Possui pouca caloria sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso. Possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.

Uva: Fruta energética. Certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

Lembre-se que você pode consumir a fruta na forma de suco e vitaminas, assim facilita a ingestão delas.
O ideal é consumir pelo menos 3 porções diferentes de frutas ao dia. Isso irá prevenir muitas doenças e lhe tratá diversos benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.