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quinta-feira, 25 de março de 2010

Comer ovos todos os dias? Obaaa!!!


Podemos comer ovos todos os dias?

O ovo é um alimento que já gerou muitas controvérsias ao longo dos anos. Já ouvimos dizer que devemos restringir seu consumo, pois aumenta o colesterol sanguíneo. Depois foi dito que poderíamos comer todos os dias, que não traria problemas a nossa saúde.

Mas enfim, o que está certo?

Os últimos estudos publicados sobre o ovo comprovam que uma pessoa saudável, sem histórico próprio ou familiar de hipercolesterolemia (colesterol elevado) ou problemas cardiovasculares, pode sim ingerir 1 ovo por dia sem causar prejuízos à saúde.

Mas claro que devemos sempre preferir consumir ovos em sua forma cozida, pochê ou mexido, ao invés de frito, por levar mais óleo na sua preparação, e o cru, que pode estar contaminado com salmonella, um microorganismo que causa vômitos, diarréia, dores de cabeça, dentre outros sintomas.

O ovo é um alimento rico nutricionalmente. São importantes fontes de proteína e com baixo teor de gordura, tendo na porção lipídica maiores concentrações de ácidos graxos instaurados.
Veja a seguir os principais componentes:
Colina: melhora a memória e a performance cognitiva
Biotina: reduz a queda de cabelo e dermatites, atua no controle da Diabetes
Carotenóides: previnem o aparecimento da degeneração macular e da catarata
Selênio: um antioxidante que ajuda na prevenção de câncer de pulmão, próstata, ovário
Fonte de vitamina A, D e E, zinco, folato, riboflavina e arginina
Estudos mostram que o consumo de ovos em vez de alimentos ricos em carboidratos pode aumentar os níveis de HDL (bom colesterol).

O valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando expostas ao calor, em vez de se dispersarem, coagulam-se.
É importante ressaltar que do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos.

A última enquete deste blog mostrou que a maioria das pessoas não gosta ou não costuma ingerir ovos (50%). 25% relataram ingerir de 1 a 3 por semana, 12% consomem 4ou mais por semana e 12% costumam consumir todos os dias.
Não que devemos seguir a regra de nos alimentarmos todos os dias de ovos, mas sabemos que ao fazermos isso não estaremos prejudicando nossa saúde.

Mas lembre-se, isso vale para pessoas saudáveis, sem histórico próprio ou familiar de problemas cardiovasculares ou de hipercolesterolemia.

28 comentários:

  1. 3 vivas às panelas e frigideiras de teflon!
    Quase todos os dias pela manhã faço ovo mexido numa frigideira de teflon antiaderente sem 1 gota de óleo sequer. Super gostoso, sem aquela gordura costumeira do ovo frito, e colocando dentro de uma torradinha com um tolete de presunto e um tolete de queijo mmmm fica 10 pra começar o dia. :D
    Informação valiosa Claudia!

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  2. Hehehe, adorei o "tolete" de presunto e queijo.
    O bom dessas panelas é exatamente isso, não é necessário colocar óleo. Só cuidado com esse tolete, hehe.
    Mas valeu Hector, estou aqui para informar.

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  3. Vou divulgar no meu twitter. Depois conheça minha revista virtual http://www.treinototal.com.br Bjus

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  4. Olha que interessante, eu deixei de comer ovos, frituras, carnes gordurosas, e um monte de coisas mais por causa do que dizem sobre os alimentos... RESULTADO:
    Tenho 1,78cm de altura e peso 60Kg, em outras palavras sou magro pra caramba!
    Mas agora não quero nem saber, vou comer ovo todo dia, e pesquisar quais alimentos são mais calóricos, quero engordar!

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    1. come ovos,proteinas em geral e faz musculacao....

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  5. É possível ingerir, no jantar, 3 ovos cozidos 5 dias na semana ? Muito obrigado!

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    1. Olá,

      3 ovos diariamente em uma mesma refeição pode ser algo exagerado. Aconselho a procurar uma nutricionista que possa elaborar um plano alimentar específico para suas necessidades, sendo assim ela poderá avaliar o seu consumo ideal diário.
      Obrigada pela sua contribuição.

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  6. Como eu faço musculação, como em média 6 ovos cozidos por dia, 1 eu como inteiro e os outros 5 só como a clara...me ajuda muito a ganhar massa magra e perder gordura tanto localizada quanto de um modo geral, e os resultados são extremamente rápidos, em questão de duas semanas os resultados são claramente visíveis, claro q associado a uma alimentação balanceada...^^

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  7. Rsrs, então ando comendo ovos demais..! 3 todo almoço..

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  8. posso comer todas as noites , omelete com 2 ovos, recheadas com jiló ou outra verdura? faço academia 5x na semana, peso 52 kilos.

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  9. Oi Patrícia, toda recomendação deve ser analisada pessoalmente, pois é importante saber o restante da alimentação no seu dia. Essa sua janta me parece saudável, melhor ainda se você varia os legumes, verduras e até mesmo na maneira de preparar os ovos, e não sempre omelete. O que deves cuidar e a quantidade de óleo, sal, outros condimentos e na quantidade da preparação. Sempre indico que a pessoa varie sua alimentação para não enjoar, daqui há pouco comer omelete todos os dias, mesmo variando os recheios, pode fazer você enjoar e ter aversão aos ovos. Obrigada pelo seu comentário. Abraço

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  10. Ola, Meu nome é Alan, e atualmente estou jantando todos os dias virado de ovo (3 ovos fritos mais farinha de mandioca) até entao comia dois ou tres ovos por semana cozido.
    Ouvi que comer essa quantia por dia faz mal e que ovo se come no maximo 3 por semana, entao preciso saber se devo manerar para ou posso continuar sem ter problemas mais tarde?
    Obs, faço academia 4 vezes na semana, (nao como ovo com a intencao de ganhar massa muscular, força ou qualquer outra coisa que dissem por ai, eu como por que gosto mesmo)

    Obrigado.
    Alan Guedes

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  11. Oi Alan! Em primeiro lugar você deveria evitar os ovos fritos, prefira os cozidos, mexidos, omeletes ou feitos no microondas, pois na fritura aumenta-se a quantidade de gordura saturada, que é prejudicial à saúde. Diariamente comer 3 ovos é exagero sim, pois eles contém colesterol presente na gema. Limite-se a no máximo 2, mas não diariamente. Procure incluir outras fontes de proteína na sua janta como carnes magras e laticíneos, ou seja, procure ingerir no máximo 2 ovos na refeição e no máximo 3 vezes na semana. Nos outros dias inclua essas outras fontes que comentei.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Abraço

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  12. OLá estou fazendo uma dieta balanceada pois estou fazendo academia para ganhar massa e na minha dieta tem que ingerir um ovo cozido no almoço 13:00 e depois do treino 18:00 um omelete com um ovo inteiro e uma clara,com uma colher de leite e orégano feito ao azeite isso é correto??

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  13. Oi Andreza. Os ovos são substitutos da carne, contém grande quantidade de proteína que é um nutriente fundamental para o ganho de massa muscular. Me parece correto, mas se estás seguindo essa dieta com orientação de uma nutricionista terás que ver com ela certinho se essa quantidade está adequada para suas necessidades diárias. E se não estiver seguindo com um profissional, aconselho a procurares um para ter uma orientação mais idividualizada. Ok?
    Abraço

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  14. Dá pra comer 2 ovos todo dia? Incluindo em receitas. Tipo: panini, salgado maromba.. essa receitas lights? Malho 3 vezes por semana.
    Obrigada.

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    1. O ovo substitui a carne. Se em uma refeição não fores comer carne por exemplo, podes ingerir os ovos. Mas eu sempre digo que é fundamental procurares um nutricionista para calcular as necessidades de nutrientes para o seu organismo, nessa caso a quantidade de proteína diária. Obrigada pelo comentário.

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  15. como todos os dias a noite 3 claras de ovos cozida, mais umas 100g de carne e bastante salada.. Essa dieta é saudável? ou 3 claras cozidas é mto?? obs: quero ganhar massa muscular!

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  16. Tudo depende da sua compleição física, por isso sempre sugiro procurar um profissional nutricionista para calcular se esta quantidade de proteína está adequada para você. Obrigada pelo seu comentário.

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  17. Como 7 avos todos os dias... so q apenas de 1 a 2 gemas... algum problema? Obs. Essa eh minha janta....

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    1. A princípio não há problema se você não exagera em outras refeições com carnes, por exemplo, pois isso sim poderia lhe prejudicar no excesso de proteína e colesterol no dia.

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  18. Olá cláudia tudo bem ? Sou vegetariano há cerca de 4 anos,neste tempo não me alimentei de absolutamente nenhum tipo de carne e muito menos de seus derivados. Fiz um check up e está tudo certo ,e como eu gosto de pesquisar está área da nutrição, li um artigo que falava dos alimentos funcionais e dentre eles está o ovo que é considerado o segundo melhor alimento. Então resolvi aderir a esta dieta e já faz um mês e meio que abri uma exceção e estou comendo uma média de 3 a 2 ovos cozidos por dia e não utilizo sal . Cláudia, na sua opinião voçê acha que a ingestão de ovos na forma como estou fazendo poderá me causar algun dano ?

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    1. Acredito que esteja boa essa quantidade no máximo por dia, pois lembre-se que na gema está a gordura que pode elevar os níveis de colesterol. Mas como você não ingere outras fontes animais, é importante suprir suas necessidades com ovos ou leite e derivados. Mas o ideal é procurar um profissional para que seja calculada a quantidade ideal de proteína por dia para você. Abraço

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  19. Olá, começo meu dia com uma banana prata um pequeno pedaço de batata doce, um ovo cozido inteiro com uma colher de azeite e 100ml de café com adoçante;

    após duas horas e meia como uma clara;

    após duas horas e meia...almoço um bife normal de carne vermelha, peixe, frango, verduras e legumes( das carnes acima duas são ingeridas juntas todos os dias;

    após três horas como novamente duas claras de ovo cozido;

    após três horas...janto 4 claras cozida com azeite e uma leve pitada de sal, uma gema, legumes e verduras( apenas dois dias da semana como carnes( frango, boi e peixe).

    Oque você tem para dizer sobre minha alimentação( este cardápio foi decisão própria )

    Att,
    Sílvia

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    1. Olá Silvia. Não sei exatamente qual o seu propósito com essa alimentação, mas me parece exagerada em relação aos ovos, ou melhor, a proteína, e há pouca ingestão de carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Além de que me parece um pouco monótona, sujeita a fazer você enjoar facilmente. Sugiro você procurar um(a) nutricionista, explicar seu objetivo e tornar sua alimentação mais variada e equilibrada em macro e micronutrientes.
      Abraço

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  20. Dra. Cláudia, eu li numa pesquisa internacional que o colesterol contido na gema do ovo não passa para a corrente sanguínea; que o aumento do colesterol pelo consumo de ovo é mínimo e que comer 2 ovos por dia, de forma geral, seria a média ideal. Vc ja leu algo falando sobre isso? Antes eu comia 3, quando fazia omelete. Agora estou comendo 2 todo café da manhã. É bom que me deixa saciada até o almoço.

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    1. Olá Anna. Os alimentos de origem animal contém quantidades de colesterol, e se em excesso podem aumentar sim os níveis de colesterol sanguíneo. Mas a média de 2 ovos diários é uma quantidade aceitável. Porém como eu sempre relato, é importante se consultar com um profissional para ver se sua alimentação está adequada, para ver se esse consumo de ovos e outras fontes de proteínas estão dentro do ideal ou não. Obrigada pelo comentário.

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