Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

Alimentos Antioxidantes


Alimentos antioxidantes

O que são?


Os alimentos antioxidantes possuem, além da função básica de nutrir, outros componentes em sua estrutura que previnem o surgimento de doenças crônicas e auxiliam no tratamento das mesmas.
As substâncias antioxidantes inibem e reduzem as lesões causadas pelos temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.

Esses alimentos fazem parte de uma nova concepção de alimentos iniciada no Japão em meados dos anos 80, onde um programa do governo tinha o objetivo desenvolver alimentos saudáveis para a população.

Ao ingerir nas quantidades adequadas, prevenimos o desenvolvimento e/ou auxiliamos no tratamento de diversas doenças como o câncer, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas intestinais, osteoporose, etc.

Confira abaixo alguns alimentos que contém esses benefícios:

ALHO e CEBOLA: ajudam no combate da hipertensão arterial e da hipercolesterolemia (diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom)). Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e protegem contra o câncer gástrico.

AVEIA e CEVADA: ajudam na diminuição do colesterol sérico total e nos níveis de colesterol ruim. Também possuem efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon e ajudam no controle da glicemia.

AZEITE DE OLIVA: rico em ômega 9, auxiliando na redução do colesterol total e LDL.

BRÓCOLIS, REPOLHO, COUVE-FLOR, RABANETE: aumentam as atividades enzimáticas prevenindo o câncer.

CASTANHA DO PARÁ: rica em gordura monoinsaturada e gordura poliinsaturada. Ajuda no combate da hipercolesterolemia. Possui as altas concentrações de selênio, ajudando no retardo do envelhecimento.

CENOURA: rica em betacaroteno que fortalece o sistema imunológico.

CHÁ VERDE, CHÁ PRETO, UVA, MORANGO: ricos em catequina, a qual auxilia na prevenção de tumores. Podem prevenir doenças cardiovasculares, problemas renais e auxiliar no tratamento da obesidade.

GRÃOS INTEGRAIS, FRUTAS E VEGETAIS EM GERAL, LEITES FERMENTADOS E IOGURTES: melhoram a saúde intestinal, reduzem o risco de câncer de cólon e amenizam a intolerância a lactose.

PEIXES: peixes como a sardinha, o bacalhau e o salmão são ricos em ômega 3, o qual baixa os níveis de triglicerídeos e LDL, assim auxiliam na prevenção de infartos e derrames.

SOJA, LEGUMINOSAS, AMENDOIM, ERVILHA: ajudam na redução de doenças cardiovasculares, amenizam os incômodos da menopausa e previnem o câncer de mama e cólon.

TOMATE, GOIABA, MELANCIA: ricos em licopeno, o qual ajuda na prevenção do câncer, principalmente de próstata. Previnem doenças cardiovasculares.

UVA E VINHO TINTO, MAÇÃS: ricos em flavonóides, os quais diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Mas saiba que os alimentos antioxidantes não são milagrosos. Não basta apenas ingerir esses alimentos e achar que está livre das doenças, é importante ter uma alimentação equilibrada e ingerí-los em quantidades adequadas.

Um comentário:

  1. Ouvi dizer que Cevada encontrada em garrafas de cerveja fazem muito bem pra saúde! :D

    CEVA!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.