Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Alerta sobre a Medicina Otomolecular


A medicina ortomolecular significa basicamente em combater os radicais livres do organismo, os quais são responsáveis pelo envelhecimento das células.
O artigo primeiro e segundo da Resolução 1.938 de 2010 do Conselho Federal de Medicina, refere que a prática ortomolecular ou biomolecular serão consideradas quando a prática clínica visar atingir o equilíbrio entre as células e as moléculas do corpo humano e pressupõe o emprego de técnicas que possam avaliar quais nutrientes (vitaminas, minerais, ácidos graxos ou aminoácidos) que podem estar em falta ou em excesso no organismo humano.
O artigo sexto refere que os tratamentos propostos pela prática ortomolecular incluem: Correção nutricional e de hábitos de vida; Reposição medicamentosa das deficiências de nutrientes; Remoção de minerais, quando em excesso (ex.: ferro, cobre), ou de minerais tóxicos (ex.: chumbo, mercúrio, alumínio), agrotóxicos, pesticidas ou aditivos alimentares.
E o artigo nono refere que são destituídos de comprovação científica suficiente quanto ao benefício para o ser humano sadio ou doente, e por essa razão têm vedados o uso e divulgação no exercício da Medicina, os seguintes procedimentos da prática ortomolecular e biomolecular, diagnósticos ou terapêuticos, que empregam:
Prevenção primária e secundária, doses de vitaminas, proteínas, sais minerais e lipídios que não respeitem os limites de segurança (megadoses); EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) para remoção de metais tóxicos fora do contexto das intoxicações agudas e crônicas; O EDTA e a procaína (mencionada no víedo) como terapia antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para patologias crônicas degenerativas; Análise do tecido capilar (mencionado no vídeo) fora do contexto do diagnóstico de contaminação e/ou intoxicação por metais tóxicos; Antioxidantes para melhorar o prognóstico de pacientes com doenças agudas, ressalvo se tiver comprovação científica; Antioxidantes que interfiram no mecanismo de ação da quimioterapia e da radioterapia no tratamento de pacientes com câncer; Quaisquer terapias antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para doenças crônicas degenerativas, exceto nas situações de deficiências diagnosticadas cuja reposição mostra evidências de benefícios cientificamente comprovados.
No programa Fantástico da Rede Globo deste último domingo, 21/03/2010, saiu uma matéria sobre o que é e os alertas dos tratamentos que a medicina otomolecular propõe, além dos atos incorretos de certos profissionais. Confira

Cada vez está mais comum a busca por esse tratamento, já que as pessoas sonham em aumentar sua expectativa de vida, envelhecer com saúde e com mais vitalidade.
O Conselho Federal de Medicina reconhece essa prática, mas alerta que não é para ser utilizada com a proposta de antienvelhecimento ou mesmo de rejuvenescimento como hoje é colocado por profissionais da área.
Só deve ser suplementada as vitaminas e minerais que realmente estiverem com deficiência no organismo e não dar altas doses acreditando que isso causará benefícios ao corpo.
Lembrem-se que apenas uma boa alimentação, bem equilibrada é suficiente para fornecer tudo o que o corpo precisa e só busque esses tipos de tratamento quando realmente for necessário.

5 comentários:

  1. Oi Cláudia.
    Interessante esse teu post.
    Conheço uma pessoa que vai ao médico Ortomolecular em Novo Hambrugo e que me relata uma melhora geral na saúde. Ela fez os exames pra saber das deficiencias do organismo e fez reposições para equilibra-lo novamente, o que melhorou o seu quadro de saúde.
    Como em qualquer profissão existem os bons profissionais e os charlatões. Por isso sempre devemos fazer uma pesquisa sobre o profissional, saber da formação, dos méritos, dos clientes e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilson, poderia me indicar esse médico? Obrigada.

      Excluir
  2. Obrigada Edilson.
    Isso mesmo, a prática da medicina ou terapia ortomolecular não é ilegal, bem pelo contrário. O problema é como certos profissionais lidam com ela, abusam da ingenuidade das pessoas que estão em busca de um sonho, de mais saúde, de um corpo perfeito. Temos que sempre primeiramente conhecer o médico, profissional, e não ir no primeiro por ser mais barato, etc. Conhecê-lo é fundamental, saber em quem confiar.
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. oi claudia tenho peso acima gostaria de perde com uma alimentacao saudavel livre de remendios oque devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para isso deverás consultar uma nutricionista e fazer um acompanhamento nutricional, pois é necessário realizar uma avaliação clínica e antropométrica, e conhecer seus hábitos de vida.
      O que posso já lhe adiantar é que você se alimente a cada 3 horas, ingera no mínimo 2 frutas por dia, bastante legumes e saladas no almoço e jantar, ingera bastante água e pratique exercícios físicos. São alguns exemplos de hábitos de vida saudáveis.

      Excluir

Deixe seu comentário.