Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de março de 2010

Tradição do peixe na Sexta-Feira Santa


Época de Páscoa, Sexta-Feira Santa e todo mundo começa a correr e se preparar para comprar e comer um delicioso peixe. Pena que muitas pessoas pensam em ingerir essa excelente fonte de proteína e nutrientes somente nesse dia, hábito errado, pois todos deveriam comer pelo menos 2 vezes por semana.

O peixe é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, ou seja, aqueles que não são sintetizados pelo nosso organismo, vitaminas, minerais e contém baixo teor de gorduras saturadas, ao contrário de outros tipos de carnes.
O peixe possui em sua composição diversos minerais, como o cálcio, fósforo, ferro, flúor e sódio, que juntos permitem o funcionamento adequado do nosso corpo.
Vejamos o que esse minerais e vitaminas beneficiam:
Cálcio: contribui para a formação dos ossos e dos dentes, ajuda na coagulação, na contração muscular e em funções do sistema nervoso e do coração. Sua falta provoca ossos e dentes frágeis, dores nas costas e nas pernas.
Fósforo: intervém nas funções cerebrais, como a memória, e também fortalece os ossos.
Ferro: permite a formação da hemoglobina - um dos componentes do sangue, ajuda a metabolizar as proteínas e favorece o crescimento de crianças e adolescentes. Quando não é ingerida a quantidade adequada, provoca debilidade, palidez e anemia.
Flúor: atua na manutenção dos dentes.
Sódio: intervém no funcionamento da glândula tiróide.
Vitamina A: necessária para regenerar as células e fomentar o bom funcionamento dos nervos óticos. Também contribui para se ter uma pele, unhas e visão saudáveis.
Vitamina D: que assegura a correta assimilação de cálcio e de fósforo
Vitaminas do Complexo B: que fortalece o sistema nervoso, ajuda no crescimento e no bom estado da pele, unhas e visão, estimula o apetite, facilita a transformação dos alimentos em energia e a manutenção dos músculos.

O famoso Ômega-3: esse nutriente tão bem falado e estudado está presente em grande quantidade nos peixes. Ele ajuda na prevenção do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pois diminui a taxa de colesterol, previne a hipertensão arterial, tipos de câncer, no diabetes tipo 2, diminui o stress e a depressão, previne a doença de Alzheimer, a asma e contribui no controle do peso, evitando a obesidade.

Procure receitas saudáveis que incluem o peixe na preparação. Deixe de lado o frito, o à milanesa, e dê preferência aos ensopados, grelhados, assados ou crus, presentes na culinária japonesa.

Em seguida algumas receitas de peixes para você escolher e fazer na sua sexta-feira:

Filé de Peixe ao Forno


Ingredientes:
1 kg filé de peixe
4 batatas em rodelas finas
2 cenouras em rodelas finas
1 cebola em rodelas
1 tomate em rodelas
1 dente alho fatiado
Coentro a gosto
Sal, pimenta-do-reino e alecrim a gosto
Suco de um limão
2 colheres (sopa) vinho branco (opcional)
8 colheres (sopa) azeite
½ xícara (chá) molho de tomate

Modo de Preparo:
Preparar uma marinada com o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alecrim e o vinho. Coloque as postas de peixe de molho neste tempero e deixe descansar por 30 minutos. Descasque e corte as batatas e as cenouras, coloque em uma assadeira untada as batatas e as cenouras cortadas, por cima coloque a cebola em rodelas finas, por cima coloque o alho fatiado, por cima o peixe escorrido do caldo, por cima do peixe as rodelas de tomate, o molho de tomate, o coentro e por último o caldo da marinada do peixe. Leve ao forno quente por mais ou menos 30 minutos.

Peixe ao Forno Recheado com Farofa de Atum
Ingredientes:
1 peixe inteiro limpo (anchova ou tainha de aproximadamente 1,5 kg)
2 colheres (sopa) suco de limão
½ xícara (chá) vinho branco seco
1 colher (sopa) sal
pimenta-do-reino a gosto

Farofa
4 colheres (sopa) azeitona verde picada
2 colheres (sopa) cheiro-verde picado
1 lata de atum
1 cebola picada
½ xícara (chá) farinha de mandioca crua
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Lave bem o peixe e tempere com o suco de limão, o sal, o vinho branco e a pimenta-do-reino. Deixe tomando gosto por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, numa tigela, junte a azeitona, o cheiro-verde, o atum com seu molho, a cebola e a farinha. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem até obter uma farofa úmida. Recheie o peixe com a farofa e feche a abertura, com agulha e linha ou palitos. Coloque o peixe em uma assadeira forrada com papel alumínio, regue com o tempero com que o peixe ficou de molho e feche o papel alumínio, para que o peixe cozinhe no próprio vapor. Leve ao forno médio (180º C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva em seguida.

Quiche de Bacalhau Para Páscoa

Ingredientes
Massa:

1 xícara e meia de (chá) de farinha de trigo
1 colher de (chá) de sal
1 gema
150g de margarina.
Recheio:
200g de bacalhau cozido e desfiado
½ cebola pequena picada
1 colher de (sopa) de cheiro-verde picado
50g de queijo minas picado
1 xícara de (chá) de maionese
½ xícara de (chá) de leite e 2 ovos batidos.

Modo de Preparo:
Pré aquecer o forno em temperatura média.
Massa: em uma tigela, misturar a farinha,o sal, a gema e a margarina.Use um garfo e depois a ponta dos dedos até ficar homogênea. Forrar o fundo e lateral de uma forma removível para quiche. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar levemente. Reserve.
Recheio: Em uma tigela misturar o bacalhau, a cebola, o cheiro-verde e o queijo. Em outra tigela, misture a maionese o leite e os ovos até obter um creme homogêneo. Acrescente ao bacalhau e misture. Coloque o recheio sobre a massa reservada e leve ao forno por 30 minutos ou até o recheio ficar firme e levemente dourado. Sirva a seguir.

Faça bom proveito dessas preparações e tenha muma Páscoa maravilhosa!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Chocolate, um prazer aumentado na Páscoa!


A Páscoa está chegando e com ela vem o abuso no consumo de chocolate e outras guloseimas.
O chocolate é um alimento que nos causa boas sensações, como alegria, prazer, romantismo, sensualidade, entre outras. Com seu sabor doce, aroma, formas, cores e recheios ele acaba sendo um alimento sedutor em nossas vidas, sendo um bom argumento para presentear e se deliciar com eles.
Muitas pessoas não conseguem ficar um dia sem comer chocolates, alguns se denominam até mesmo de chocólatras.

A sensação prazerosa que sentimos ao ingerirmos um pedaço de chocolate é causada pela elevação no nível da serotonina, a qual melhora o humor, e o da feniletilamina, que é associada à "química do amor" pelas demonstrações de ânimo e euforia (típicas de um indivíduo apaixonado).

Sabemos que a maioria dos chocolates são ricos em gordura e açúcar, o que causa o aumento do peso corporal e podem desenvolver outras doenças.
Porém, os chocolates amargos e o cacau também possuem substâncias benéficas ao organismo, como os flavonóides encontrados das sementes do cacau, um antioxidante natural que melhora a função endotelial e a pressão sanguínea das veias e das artérias, contribuindo beneficamente para a saúde cardiovascular. Eles reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim) o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos.
Há estudos que referem que o consumo de cerca de 30g diárias de chocolate amargo ou dark, com 70% ou mais de cacau, por exemplo, como parte de uma alimentação saudável, pode trazer benefícios ao organismo. Já o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas de flavonóides e o chocolate branco não apresenta esse antioxidante.
O grande problema é as pessoas optarem pelos tipos amargos e também conseguirem ingerir as 30g.

Devemos ter cuidado também com os chocolates dietéticos, pois esses apresentam restrição de açúcar, mas muitas vezes a quantidade de gordura e calorias pode superar os tradicionais.

Mitos e Verdade sobre o chocolate
Mito: O consumo de chocolate causa dependência ao organismo. Na verdade, estudos mostram que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo. Porém algumas pessoas têm mais sensibilidade a algumas substâncias do chocolate que podem levar a uma pequena dependência, mas não chega a ser prejudicial à saúde e são poucas pessoas que sofrem disso.
Verdade: O chocolate libera endorfinas, as quais podem estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar.
Mito: Chocolate causa acne. Na verdade não existem estudos científicos que comprovem que o chocolate seja causador de acne. As espinhas estão ligadas as questões hormonais.
Verdade: O chocolate contém estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

De qualquer maneira, procure ter uma alimentação equilibrada e saudável, assim você não terá grandes problemas com o chocolate, principalmente nesta época.
Mas cuide dos abusos. Lembre-se que se você comer um pouco a cada dia, seu chocolate também irá durar por mais tempo.
Divida com os outros, assim você também come menos, e procure colocá-lo naquele horário do dia que você tenha muita vontade de comer, escolha esse horário e siga todos os dias o mesmo.

Desejo a você uma Feliz Páscoa!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Comer ovos todos os dias? Obaaa!!!


Podemos comer ovos todos os dias?

O ovo é um alimento que já gerou muitas controvérsias ao longo dos anos. Já ouvimos dizer que devemos restringir seu consumo, pois aumenta o colesterol sanguíneo. Depois foi dito que poderíamos comer todos os dias, que não traria problemas a nossa saúde.

Mas enfim, o que está certo?

Os últimos estudos publicados sobre o ovo comprovam que uma pessoa saudável, sem histórico próprio ou familiar de hipercolesterolemia (colesterol elevado) ou problemas cardiovasculares, pode sim ingerir 1 ovo por dia sem causar prejuízos à saúde.

Mas claro que devemos sempre preferir consumir ovos em sua forma cozida, pochê ou mexido, ao invés de frito, por levar mais óleo na sua preparação, e o cru, que pode estar contaminado com salmonella, um microorganismo que causa vômitos, diarréia, dores de cabeça, dentre outros sintomas.

O ovo é um alimento rico nutricionalmente. São importantes fontes de proteína e com baixo teor de gordura, tendo na porção lipídica maiores concentrações de ácidos graxos instaurados.
Veja a seguir os principais componentes:
Colina: melhora a memória e a performance cognitiva
Biotina: reduz a queda de cabelo e dermatites, atua no controle da Diabetes
Carotenóides: previnem o aparecimento da degeneração macular e da catarata
Selênio: um antioxidante que ajuda na prevenção de câncer de pulmão, próstata, ovário
Fonte de vitamina A, D e E, zinco, folato, riboflavina e arginina
Estudos mostram que o consumo de ovos em vez de alimentos ricos em carboidratos pode aumentar os níveis de HDL (bom colesterol).

O valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando expostas ao calor, em vez de se dispersarem, coagulam-se.
É importante ressaltar que do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os ovos brancos e os vermelhos.

A última enquete deste blog mostrou que a maioria das pessoas não gosta ou não costuma ingerir ovos (50%). 25% relataram ingerir de 1 a 3 por semana, 12% consomem 4ou mais por semana e 12% costumam consumir todos os dias.
Não que devemos seguir a regra de nos alimentarmos todos os dias de ovos, mas sabemos que ao fazermos isso não estaremos prejudicando nossa saúde.

Mas lembre-se, isso vale para pessoas saudáveis, sem histórico próprio ou familiar de problemas cardiovasculares ou de hipercolesterolemia.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Alerta sobre a Medicina Otomolecular


A medicina ortomolecular significa basicamente em combater os radicais livres do organismo, os quais são responsáveis pelo envelhecimento das células.
O artigo primeiro e segundo da Resolução 1.938 de 2010 do Conselho Federal de Medicina, refere que a prática ortomolecular ou biomolecular serão consideradas quando a prática clínica visar atingir o equilíbrio entre as células e as moléculas do corpo humano e pressupõe o emprego de técnicas que possam avaliar quais nutrientes (vitaminas, minerais, ácidos graxos ou aminoácidos) que podem estar em falta ou em excesso no organismo humano.
O artigo sexto refere que os tratamentos propostos pela prática ortomolecular incluem: Correção nutricional e de hábitos de vida; Reposição medicamentosa das deficiências de nutrientes; Remoção de minerais, quando em excesso (ex.: ferro, cobre), ou de minerais tóxicos (ex.: chumbo, mercúrio, alumínio), agrotóxicos, pesticidas ou aditivos alimentares.
E o artigo nono refere que são destituídos de comprovação científica suficiente quanto ao benefício para o ser humano sadio ou doente, e por essa razão têm vedados o uso e divulgação no exercício da Medicina, os seguintes procedimentos da prática ortomolecular e biomolecular, diagnósticos ou terapêuticos, que empregam:
Prevenção primária e secundária, doses de vitaminas, proteínas, sais minerais e lipídios que não respeitem os limites de segurança (megadoses); EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) para remoção de metais tóxicos fora do contexto das intoxicações agudas e crônicas; O EDTA e a procaína (mencionada no víedo) como terapia antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para patologias crônicas degenerativas; Análise do tecido capilar (mencionado no vídeo) fora do contexto do diagnóstico de contaminação e/ou intoxicação por metais tóxicos; Antioxidantes para melhorar o prognóstico de pacientes com doenças agudas, ressalvo se tiver comprovação científica; Antioxidantes que interfiram no mecanismo de ação da quimioterapia e da radioterapia no tratamento de pacientes com câncer; Quaisquer terapias antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para doenças crônicas degenerativas, exceto nas situações de deficiências diagnosticadas cuja reposição mostra evidências de benefícios cientificamente comprovados.
No programa Fantástico da Rede Globo deste último domingo, 21/03/2010, saiu uma matéria sobre o que é e os alertas dos tratamentos que a medicina otomolecular propõe, além dos atos incorretos de certos profissionais. Confira

Cada vez está mais comum a busca por esse tratamento, já que as pessoas sonham em aumentar sua expectativa de vida, envelhecer com saúde e com mais vitalidade.
O Conselho Federal de Medicina reconhece essa prática, mas alerta que não é para ser utilizada com a proposta de antienvelhecimento ou mesmo de rejuvenescimento como hoje é colocado por profissionais da área.
Só deve ser suplementada as vitaminas e minerais que realmente estiverem com deficiência no organismo e não dar altas doses acreditando que isso causará benefícios ao corpo.
Lembrem-se que apenas uma boa alimentação, bem equilibrada é suficiente para fornecer tudo o que o corpo precisa e só busque esses tipos de tratamento quando realmente for necessário.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Obesidade: a doença do século


A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, ocasionado por um grande acúmulo de gordura corporal.
A obesidade tornou-se um dos maiores problemas de saúde pública. Nas últimas décadas sua prevalência cresceu acentuadamente, e a maneira como as pessoas estão levando sua vida e seus hábitos a tendência é aumentar cada vez mais esses números.
Hoje a obesidade é um problema mais freqüente e mais grave que a desnutrição, a qual originou um fenômeno de transição nutricional, que sobrecarrega nosso sistema de saúde com uma demanda crescente de atendimento a doenças crônicas relacionadas com a obesidade, como o diabetes tipo 2, a doença coronariana, a hipertensão arterial e diversos tipos de câncer.
Um dos métodos para saber se a pessoa está com sobrepeso ou obesidade é pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC)
IMC = Peso / Altura². O resultado é obtido em quilogramas por metro quadrado.
Peso normal: entre 18,5 a 24,9 kg/m²
Sobrepeso: 25 a 29,9 kg/m²
Obesidade: ≥ 30 Kg/m²


Umas das principais medidas que ajudam a voltar ao peso ideal é procurar um profissional nutricionista e adquirir um plano de emagrecimento gradual com objetivo de realizar uma reeducação nutricional.
Não faça dietas da moda (internet e revistas) e exercícios em excesso. Isso fará você sofrer durante a dieta, fará você perder peso de maneira incorreta podendo desencadear outros problemas de saúde, além de causar o conhecido “efeito sanfona”, onde você ganha novamente todo peso que havia perdido anteriormente.
É necessário uma reeducação dos hábitos, onde você aos poucos vaia adquirindo uma alimentação mais saudável, sem passar fome, sentido os resultados e mudando seu estilo de vida.

Técnicas para ajudar no controle do peso: 1. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: leia os rótulos;
2. Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura;
3. Lembre-se que um alimento que não contém açúcar pode conter muita gordura: novamente preste atenção no rótulo;
4. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas, de preferência os integrais) e evite os carboidratos simples (como doces e açúcar);
5. Use temperos naturais, evitando ao máximo o sal;
6. Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras);
7. Procurar realizar uma atividade nos horários de maior vontade de beliscar: caminhar, ir ao shopping, sair com o cachorro,...
8. Ingerir pelo menos 2L de água por dia
9. Procure fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários.
10. Não belisque enquanto cozinha! Se estiver com muita fome, programe um lanche entre as refeições principais. Um iogurte ou outro derivado de leite (magro) pode ser uma boa opção.
11. Faça de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche, janta e ceia)
12. Não faça nada diferente enquanto come (ver tv, ler jornal, computador);
13. Alimente-se no local adequado, sentado - não coma em pé ou andando;
14. Mastigue devagar os alimentos;
15. Faça exercícios físicos, procure orientação profissional.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Não podemos viver sem as frutas!



Segundo a última enquete realizada neste blog que abordou o consumo diário de frutas, 57% das pessoas que votaram referiram não ter o costume de ingerir frutas durante o dia, mostrando um dado bastante preocupante. 7% referiram consumir pelo menos 1 fruta ao dia, 21% em torno de 2 frutas e 14% mostraram que estão mais preocupados com sua alimentação, pois votaram na opção de 3 ou mais frutas ao dia.

Mas por que será que as pessoas não têm o costume de comer frutas? Será devido aos hábitos desde a infância onde talvez não foram muito estimulados? Ou será pela preguiça de ter que lavar ou descascar? Ou será que não causa tanto prazer como um hambúrguer ou batata frita?

Pois é, cada um tem os seus motivos, mas o que temos que pensar é que sem elas não podemos viver. Elas trazem inúmeros benefícios ao corpo e nos tempos de hoje, com tantas doenças decorrentes de uma alimentação incorreta, deveríamos dar mais atenção a elas.

As frutas possuem em sua composição fibras que ajudam a termos um intestino regulado e saudável; vitaminas e minerais que auxiliam na prevenção de doenças e nutrem a pele, o cabelo e as unhas; água, auxiliando na hidratação; além de possuir açúcar natural como a frutose e a levulose, carboidratos, proteínas e gorduras, mas tudo de maneira bem equilibrada.

Frutas tradicionais: A seguir você confere uma tabela divulgada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), contendo as frutas mais comuns e mais consumidas e suas propriedades.



Algumas outras frutas consumidas:

Abacate: Rico em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na alimentação de pessoas que apresentam problemas digestivos.

Abacaxi: Rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina.

Caqui: Apresenta grandes quantidades de água em seu interior. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante.

Goiaba: Possui alto valor nutritivo, pois apresentam grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Não contém muito açúcar e gordura, e auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.

Melancia: Tem alto de teor de água. Contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Morango: Rico em potássio, sódio e cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca. É rico em vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, proporciona resistência ao organismo contra infecções, auxilia na cicatrização de feridas e na absorção do ferro. Possui também em quantidades menores, vitamina B5, a qual evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso, e ferro que é um mineral que participa da formação do sangue e previne a anemia.

Pêra: Possui quantidades menores de vitamina B5 e ferro. A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

Pêssego: Possui pouca caloria sendo muito recomendada em dietas ou para quem deseja manter o peso. Possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.

Uva: Fruta energética. Certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

Lembre-se que você pode consumir a fruta na forma de suco e vitaminas, assim facilita a ingestão delas.
O ideal é consumir pelo menos 3 porções diferentes de frutas ao dia. Isso irá prevenir muitas doenças e lhe tratá diversos benefícios.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Café: benefícios ou malefícios?


Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo é o café devido as suas características organolépticas, como o aroma e o sabor, e também pelo seu efeito estimulante.
Existem pessoas que tem o hábito de ingerir muito café durante o dia, em torno de 5 a 6 xícaras, outras já preferem evitar, pois acreditam que em exagero podem fazer mal a saúde.

Ainda existem muitos estudos sobre as composições do café, pois ele desperta grande interesse da comunidade científica.
Mas será que ele tem mais benefícios que malefícios? Vamos ver alguns dados.

O café possui inúmeros compostos, e ainda no processo de torrefação, ocorrem diversas reações químicas onde esses compostos se degradam ou formam outros. Apesar da cafeína ser sempre o composto mais citado, o café possui outros nutrientes como o potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares, polissacarídeos e antioxidantes, os quais combatem os radicais livres.
Os efeitos do café dependem da qualidade e quantidade desses compostos químicos, referindo que o consumo moderado é a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café.
Com uma ingestão mais baixa que a descrita já se percebem efeitos como melhoria do estado de alerta, de energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples, da vigilância auditiva, do tempo de retenção visual e diminuição da sonolência e do cansaço.
Segundo estudos, consumir café moderadamente não acarreta riscos para a saúde. Porém doses elevadas podem trazer prejuízos ao organismo como taquicardia, palpitações, insônias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas, principalmente em pessoas que são sensíveis a cafeína.
Recomenda-se para a pessoa que quer diminuir a quantidade de café diária, que faça isso de forma gradual, pois a interrupção abrupta pode trazer efeitos parecidos com os descritos anteriormente.
Estudo relatam que o café pode prevenir certas doenças como a de Parkinson, o Mal de Alzheimer, depressão, cálculos renais, diabetes tipo 2, doenças coronarianas e redução do colesterol. Devido aos seus compostos antioxidantes auxiliam no processo de emagrecimento, pois há um aumento da termogênese, e também na prevenção de alguns tipos de câncer como o de cólon e reto.
Mas como tudo tem seu lado ruim, o consumo exagerado de café pode trazer malefícios ao organismo como a azia, pois causa uma irritação na mucosa esofágica; diminuição da absorção do ferro não-heme, ou seja, o de origem vegetal, portanto pessoas que estão com anemia devem ter mais cuidado; e também pode elevar a pressão arterial, sendo um risco para pessoas com hipertensão arterial.
Podemos analisar que não há evidência de que o consumo moderado de café (3 a 5 xícaras por dia), por indivíduos saudáveis seja prejudicial. Mas existem pessoas que são mais sensíveis aos efeitos da cafeína, portanto devem evitar o consumo.
Muitos estudos estão sendo e serão ainda realizados para saber ao certo os efeitos do café em nosso organismo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Alimentos Antioxidantes


Alimentos antioxidantes

O que são?


Os alimentos antioxidantes possuem, além da função básica de nutrir, outros componentes em sua estrutura que previnem o surgimento de doenças crônicas e auxiliam no tratamento das mesmas.
As substâncias antioxidantes inibem e reduzem as lesões causadas pelos temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento.

Esses alimentos fazem parte de uma nova concepção de alimentos iniciada no Japão em meados dos anos 80, onde um programa do governo tinha o objetivo desenvolver alimentos saudáveis para a população.

Ao ingerir nas quantidades adequadas, prevenimos o desenvolvimento e/ou auxiliamos no tratamento de diversas doenças como o câncer, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas intestinais, osteoporose, etc.

Confira abaixo alguns alimentos que contém esses benefícios:

ALHO e CEBOLA: ajudam no combate da hipertensão arterial e da hipercolesterolemia (diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom)). Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e protegem contra o câncer gástrico.

AVEIA e CEVADA: ajudam na diminuição do colesterol sérico total e nos níveis de colesterol ruim. Também possuem efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon e ajudam no controle da glicemia.

AZEITE DE OLIVA: rico em ômega 9, auxiliando na redução do colesterol total e LDL.

BRÓCOLIS, REPOLHO, COUVE-FLOR, RABANETE: aumentam as atividades enzimáticas prevenindo o câncer.

CASTANHA DO PARÁ: rica em gordura monoinsaturada e gordura poliinsaturada. Ajuda no combate da hipercolesterolemia. Possui as altas concentrações de selênio, ajudando no retardo do envelhecimento.

CENOURA: rica em betacaroteno que fortalece o sistema imunológico.

CHÁ VERDE, CHÁ PRETO, UVA, MORANGO: ricos em catequina, a qual auxilia na prevenção de tumores. Podem prevenir doenças cardiovasculares, problemas renais e auxiliar no tratamento da obesidade.

GRÃOS INTEGRAIS, FRUTAS E VEGETAIS EM GERAL, LEITES FERMENTADOS E IOGURTES: melhoram a saúde intestinal, reduzem o risco de câncer de cólon e amenizam a intolerância a lactose.

PEIXES: peixes como a sardinha, o bacalhau e o salmão são ricos em ômega 3, o qual baixa os níveis de triglicerídeos e LDL, assim auxiliam na prevenção de infartos e derrames.

SOJA, LEGUMINOSAS, AMENDOIM, ERVILHA: ajudam na redução de doenças cardiovasculares, amenizam os incômodos da menopausa e previnem o câncer de mama e cólon.

TOMATE, GOIABA, MELANCIA: ricos em licopeno, o qual ajuda na prevenção do câncer, principalmente de próstata. Previnem doenças cardiovasculares.

UVA E VINHO TINTO, MAÇÃS: ricos em flavonóides, os quais diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Mas saiba que os alimentos antioxidantes não são milagrosos. Não basta apenas ingerir esses alimentos e achar que está livre das doenças, é importante ter uma alimentação equilibrada e ingerí-los em quantidades adequadas.