Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Resposta as dúvidas da soja

Em resposta as dúvidas vindas do último post sobre a soja, esse grão é vendido como o próprio grão, como proteína texturizada, farinha, extrato em pó, leite, sucos, queijo (tofu) e ainda adicionada a vários alimentos.
O grão de soja deve ser lavado e colocado em água fervente para inativar as enzimas que dão sabor desagradável. Após esse processo, o grão pode ser utilizado conforme a receita que se deseja fazer. Também é possível preparar a farinha de soja, chamada de kinako, torrando o grão no forno e moendo.
Se você comprar o extrato ou a farinha vale lembrar que elas já passaram pelo processo de cocção, não sendo necessário cozinhá-las novamente, ou seja, pode ingerir direto.
Este site dá dicas de algumas receitas que podem ser feitas com soja, inclusive como fazer o próprio leite de soja. http://www.cnpso.embrapa.br/html/receitas.htm

Então como podemos ingerir a soja?

O grão: como se fosse feijão ou em saladas, adicionado ao iogurte, etc.
Proteína de soja: como carne, em bolinhos, cozida, etc.
Como farinha: no preparo de bolos, pães e biscoitos, adicionada no iogurte ou por cima de frutas picadas, em vitaminas e sucos.
Queijo: o tofu

Quanto a quantidade ideal por dia, é recomendado o consumo de 2 colheres de sopa no mínimo de kinako (farinha de soja) por dia. Ou então, nas outras formas mencionadas acima, o tofu, a proteína de soja, como feijão, etc.

Hoje existem muitos alimentos que tem no seu preparo a soja, como pães, bolos, biscoitos e até chocolates. Então, ingerir esse grão não é difícil, basta começar a ter esse hábito.

Mas lembre-se que a soja também pode engordar, afinal ela é um cereal que se consumida em excesso resulta em uma quantidade elevada de calorias. Como todos os alimentos, não devemos exagerar, e sim equilibrar dentro da dieta e com a prática de exercícios físicos, assim você consegue ter uma alimentação e corpo saudáveis.
Se surgirem mais dúvidas, perguntas e/ou sugestões, estou à disposição.

6 comentários:

  1. soja deidratada comida em exceco engorda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Na verdade deveremos sempre pensar que tudo em excesso faz mal, mesmo que seja um alimento bom para a saúde, até mesmo excesso de água não é bom para o nosso organismo. A soja desidratada é um ótimo alimento, rico em proteína, mas deve ser ingerida em quantidades adequadas, suficientes, e não em excesso. Podes incluí-la todos os dias no almoço ou no jantar por exemplo.
      Obrigada

      Excluir
  2. Oi, bom dia! Comprei o grão salgadinho (como amendoim) e para comer em alguns intervalos entre as refeições. Está levemente salgado e crocante e eu adorei essa versão. Gostaria de saber a quantidade diária indicada sem que compromete meu peso...ou seja, sem que me engorde. Aguardo!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Mesmo sendo de soja, ele está na forma de salgadinho, sendo assim não deve ser consumido em excesso, e sim de forma moderada e de preferência não diariamente. Eu diria que um punhado dele como lanche estaria dentro de uma medidade razoável. Tens que observar na informação nutricional presente no rótulo, quanto a porção possui em calorias, proteínas, gorduras e fibras.
    Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  4. COMECEI A TOMAR EXTRATO DE SOJA COMO LEITE MAS NAO SEI A QUANTIDADE EXATA DE COLHERES, E A QUE HORAS DEVO TOMAR PELA MANHA, TARDE OU A NOITE. POSSO COLOCAR AÇUCAR. NAO QUERO ENGORDAR;

    ResponderExcluir
  5. Kamara, procure ingerir em torno de 2 colheres de sopa ao dia. Quanto ao horário, tanto faz, o que ficar melhor para você. De preferência não coloque açúcar ou então prefira o mascavo ou demerara que são açúcares mais saudáveis.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.