Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A moda saudável da ração humana


A ração humana é uma mistura de grãos que tem propriedades benéficas ao nosso organismo como auxílio no controle do colesterol, triglicerídeos, glicose e peso. Esses grãos são ricos em fibras, portanto regulam a flora intestinal. Ela ajuda no emagrecimento, pois estabiliza o sistema digestivo e diminui a absorção de gordura. Porém, não é só consumi-la que você começará a emagrecer. É necessário também a prática de exercícios físicos e ingerir bastante água, e é claro, uma dieta balanceada com auxílio de um profissional nutricionista.

São vários grãos que podem ser triturados e misturados. Mas essa mistura NÃO deve substituir nenhuma refeição e sim complementar, colocando por cima de frutas picadas, vitaminas de frutas, sucos, etc.
Se você substituir, por exemplo, pelo café da manhã pode acontecer o que acontece com muitas pessoas que resolvem fazer numa dieta: desistir. Isso porque quando você restringe muito sua alimentação, com o tempo a tendência é enjoar dessa nova rotina e levar a desistência. Portanto a ração deve ser agregada na refeição, assim você não deixa de consumir o que você gosta de comer e ainda ingere fonte de fibras e outros nutrientes importantes na sua alimentação.

Outro detalhe importante são para as pessoas diabéticas e cardíacas, estes devem evitar os seguintes ingredientes da ração: cacau, guaraná em pó e açúcar mascavo. Eles podem prejudicar a saúde.

Também vale lembrar que ao fazer a mistura, procure colocar os grãos que o seu bolso consegue comprar. Não adianta na primeira vez comprar todos os tipos, ingredientes de preços elevados e depois não conseguir manter. Procure comprar aqueles que você sabe que conseguirá sempre comprar e com isso criar um hábito, e não no primeiro aperto financeiro cortar esses alimentos.

É recomendado que você compre os ingredientes a granel e faça a mistura em casa, pois assim você sabe o que está comprando e nas medidas que você quer. Ela pronta pode perder algumas propriedades dependendo da forma como foi armazenada.

Os principais ingredientes da ração humana são:

Açúcar mascavo: açúcar que não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais, entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo. Não é recomendado para diabéticos e pessoas com problemas cardiovasculares.

Aveia: Ajuda na absorção de gorduras do organismo, auxilia no combate ao colesterol. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos.

Castanha: Rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina. Auxilia no controle do colesterol.
Amêndoa: É rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E, cálcio e fósforo. Auxiliam no combate ao stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.

Colágeno: Ajuda a enrijecer os tecidos da pele, na eliminação de rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Auxilia no fortalecimento das unhas, cabelos e na hidratação da pele, combatendo a flacidez, prevenindo o surgimento de estrias e celulite. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Fibra de trigo: Ajuda no combate da prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. Importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.

Gergelim: Rico em cálcio e fósforo, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina, minerais, ferro e fibras. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, úlcera, prisão de ventre, pressão alta.

Gérmen de Trigo: Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.

Guaraná em pó: Auxilia na prevenção da arteriosclerose e na fadiga física e mental. Contra indicado para diabéticos, pessoas com problemas cardiovasculares e nos casos de insônia e hipertensão.

Leite de Soja: É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso, ajuda na redução dos sintomas da menopausa, na redução de colesterol no sangue e de câncer; possui vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.

Levedo de Cerveja: É rico em vitaminas, aminoácidos e minerais. Ajuda na regularização das funções do intestino, na desintoxicação do organismo. É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele e tem ação antiinfecciosa.

Linhaça: Rica em Ômega 3, vitaminas e sais minerais, que auxiliam na regularização do intestino. Tem ação antiinflamatória, aumenta a imunidade, além de possuir antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer de mama, ovários e próstata. A diferença entre linhaça marrom e linhaça dourada é que a dourada é rica em ômega 3, 6 e 9, enquanto a marrom possui apenas ômega 3, e também a dourada não possui agrotóxicos no seu cultivo. A linhaça ajuda a diminuir os sintomas da menopausa, reduzir o colesterol, auxiliar na redução do peso e ajuda a controlar o diabetes.

E lembre-se, não é porque é um alimento saudável que você deve exagerar, pelo menos 2 colheres de sopa por dia são suficientes para se ter todos esses benefícios.

8 comentários:

  1. Claudia, estou com obesidade grau 1, e comecei com a ração humana na segunda feira dia 26 de abril , tomo no cafe da manha e na janta, mas o meu intistino esta ficando muito sensivel, posso incluir na dieta frutas, pois sinto falta, atualmente so como banana. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Carolina. Não só pode como deves incluir frutas na sua alimentação e não somente a banana. Você pode ingerir a ração junto com frutas inclusive (mamão, maçã, melão, etc, ficam ótimas com a mistura). Talvez seu intestino possa estar sensível caso esteja ingerindo em grande quantidade a ração. Mais que duas colheres de sopa por dia não é necessário, e lembre-se, não substitua a refeição pela ração, apenas a utilize como complemento.
    Qualquer dúvida estou à disposição. Obrigada por comentar. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Mas, claudia , falaram pra mim que para fazer dieta a base de ração , eu deveria substituir duas refeiçoes or dia pela ração e eu tomo duas colheres de sopa com iogurt de frutas, e meu intistino ainda nao regulou, o q faço entao, quero emagrecer.
    obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Carolina. Para se ter um emagrecimento saudável não deves restringir muito a sua alimentação. Você deve comer frutas e beber bastante líquido também, não basta ingerir muita fibra se não ingeres bastante líquido. Fica um pouco difícil dizer o que deves fazer sem ter uma avaliação completa. O melhor que você poderia fazer no momento seria buscar ajuda de uma Nutricionista, assim ela lhe avaliará direitinho, seu peso, o que estás comendo e o que falta no seu dia-a-dia e lhe prescreverá uma dieta correta. Pode ser que você tenha alguma sensibilidade também a ração ou a algum ingrediente dela. E outra coisa importante são os exercícios físicos,
    ok? Estou à disposição se tiveres mais dúvidas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia,meu nome e Eduardo tenho 35anos e estou acima do peso.Fiz exames esta semana de sangue e o resultado não foi dos melhores.O meu triclicerídes é 793 e o Colesterol 290 muito acima do que e para ser correto.Gostaria de saber se vc atende pela Doctor Clin,ou se não gostaria de saber qual valor de sua consulta.Att.Eduardo Jaeger

    ResponderExcluir
  6. Olá Eduardo, desculpe mas agora que pude ver seu comentário. Infelizmente não atendo pela Doctor Clin, mas tenho consultório aqui em São Leopoldo, mais acima da página tem o endereço e meu telefone. Talvez você tenha ligado para esse número nesses dois últimos dias e não cosneguiu, realmente eu estava com problema no celular, mas agora está resolvido.Quem sabe você me dá seu telefone para eu entrar em contato contigo para te passar os valores e maiores explicações? Ou então me envie um e-mail que posso te responder por ele também. Obrigada pela contato. Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia sou o Eduardo que andou perguntando sobre o valor da consulta.Meu e-mail:eduardojaeger@yahoo.com.br,aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
  8. oi claudia , faço dieta com uma nutricionista do meu convenio pois estou 30kg acima do meu peso faço a dieta que começei a esta semana com pequenas refeicoes de 3 em 3 horas e eu queria saber em que horario podia acrescentar a ração humana obrigada

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.