Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

Glúten na alimentação



O glúten é uma proteína que está presente nos alimentos trigo, aveia, centeio, cevada e malte. O arroz, o milho e a soja não possuem glúten. Ele é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.

Existem pessoas que sofrem de uma doença causada pela presença do glúten nos alimentos, chamada de Doença Celíaca, a qual é de origem genética e geralmente aparece na infância, porém pode aparecer na fase adulta. Essas pessoas possuem uma intolerância permanente ao glúten, isto é, não podem ingerir nenhum alimento que o contenha. Estudos revelam que a cada 100 pessoas 1 tenha essa doença e que é maior a proporção em mulheres.
Os sintomas mais comuns das doenças celíaca em adultos são: diarréia crônica, perda de peso, anemia, distensão abdominal, cansaço e mal estar. Em crianças os sintomas são: atraso de crescimento, baixo peso, baixa estatura, vômitos, diarréia, dor abdominal recorrente, fraqueza muscular, intestino irritável, hipoproteinemia, irritabilidade e apatia.

Mas tem muita gente que está retirando o glúten de sua alimentação, mesmo sem ter a doença, com esperanças de que vão emagrecer. Pessoas referem que ao retirar o glúten diário da alimentação perderam peso em pouco tempo. Mas será que isso realmente funciona?

Ao que se sabe é que não existem estudos com base científica que comprovem isso.
É o que eu sempre falo, sempre que você quiser retirar algum tipo de alimento, retirar refeições, fazer dietas restritivas como a dieta da sopa, dieta do shake que substituem a janta, ração humana que substitui o café da manhã, ou outra que ouvi no rádio ontem que achei um absurdo onde se passa 10 dias inteiros tomando suco de limão com água, pimenta caiena e xarope de bordo que emagrece rapidinho. É claro que vai emagrecer, pois não tem nem calorias suficientes para se manter de pé!! Se eu passar o dia só bebendo água é obvio que vou emagrecer, mas então pergunto, e a saúde onde fica? Será que essas dietas ditas “milagrosas” valem a pena, perder peso, mas ficar doente? E quando alguém se submete a uma alimentação tão restrita, é fato, depois que atingir um objetivo de peso, a pessoa começa a se alimentar normalmente e volta todo peso perdido, e muitas vezes até mais. Claro, você não se reeducou, simplesmente restringiu por um tempo alguns alimentos, mas não tratou a cabeça, o pensamento com força de vontade, de mudar hábitos alimentares para melhor, logo, você retoma seus hábitos anteriores.

Meu recado de hoje é que as pessoas devem parar de querer criar atalhos para atingir um corpo perfeito. Devem ter consciência de que é necessário ter força de vontade, de querer mudar de verdade e se submeter há um processo de reeducação alimentar e que isso levará um certo tempo.

2 comentários:

  1. Oi Cláudia!
    Mas qual o benefício do glútem na alimentação???Meu filho tem 2a8m, tá com dores recorrentes na barriga, sempre depois da alimentação. recentemente fiz um parasitologico de fezes, mas nada de vermes, e sim leveduras...
    Tô diminuíndo o glutem e a lactose na alimentação dele, mas queria saber pra que serve o glutem, se tem algum problema em retirá-lo da alimentação...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tanila,
    Na verdade não é que o glúten seja benéfico ou maléfico para a saúde. O glúten é uma proteína que está presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Ele faz parte desses alimentos, mas não é que ele traga benefícios à saúde. Ocorre que tem pessoas que não toleram essa proteína, sendo necessária a retirada de alimentos que ele esteja presente. Retirá-lo da alimentação sem necessidade não causará prejuízos a saúde, mas se acaba privando a alimentação de muitos alimentos/preparações, por isso é importante verificar se há a necessidade ou não.
    Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.