Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Refrigerantes


Segundo a última enquete do blog, houve empate nas escolhas dos temas refrigerantes e o glúten. Portanto vou começar pelos refrigerantes.
O Brasil é o terceiro maior produtor de refrigerantes do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e do México. O consumo de refrigerantes é exorbitante, principalmente pelo público infantil e adolescente, o que preocupa mais ainda, pois compromete o desenvolvimento e o crescimento dessa população além de contribuir na causa de outros problemas de saúde como diabetes, obesidade, etc.

Refrigerante é uma bebida gaseificada obtida pela dissolução em água potável, de suco ou extrato vegetal adicionada de açúcares. É uma bebida que mistura água, ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido fosfórico (principalmente no sabor cola, que prejudicam a fixação do cálcio), ácido tartárico presente nos sabores de uva, sulfatos e cloretos que definem o sabor, clorofenóis, ferro, cobre, manganês, açúcar, concentrados que dão sabor, acidulante que regula a doçura, antioxidantes, conservantes para evitar sua deterioração, edulcorante que dá sabor doce, dióxido de
carbono que realça paladar e aparência.

O refrigerante possui uma quantidade excessiva de açúcar, que além do sobrepeso, pode causar cáries, piorar quadros de gastrite, diabetes, níveis elevados de triglicérides. Pessoas que consomem duas ou mais vezes por semana essa bebida tem maior predisposição a aumentar seu peso, devido essa quantidade de açúcar.
A bebida deve conter obrigatoriamente a matéria-prima natural, caso contrário, deve ser denominada de "artificial", seguida da expressão "sabor de". Se, por outro lado, contiver matéria-prima natural e for adicionada de corante e aromatizantes artificiais, deverá conter no rótulo as expressões "colorida artificialmente" ou "aromatizada artificialmente".

Refrigerante Diet: é isento de açúcar, recomendado para a população diabética.

Refrigerante Light: diminuído em 25% o teor de açúcar, reduzindo a quantidade calórica.

A questão é que o refrigerante não traz benefício à saúde, bem pelo contrário. Ele é um dos motivos pelo aumento da epidemia da obesidade que se encontra hoje em dia.
Procure limitar o consumo, ou mesmo abolir se conseguir. Deixe então para o final de semana.

Em relação as mamães, por favor, não dêem refrigerante as seus filhos, pelo menos quando bem pequenos, enquanto eles nem sabem que existe e não foram expostos a essa bebida, pois depois que você oferecer, será difícil retirar. Nada de molhar o bico nele, dar na mamadeira ou achar que faz bem para cólica. Não deve ser dada essa fonte de açúcar tão precocemente para as crianças. Deixe ela descobrir sozinha que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.