Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Você sabe o que é dislipidemia?



Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, é uma alteração metabólica lipídica, isto é, quando os níveis de gordura (colesterol e triglicerídeos) estão aumentados no sangue.

Pode ser classificada em:
Dislipidemia Primária: de origem genética.
Dislipidemia Secundária: proveniente de outras doenças ou uso de medicamentos. Doenças como: hipotireoidismo, diabetes mellitus, insuficiência renal crônica, obesidade, alcoolismo, uso de doses altas de diuréticos, betabloqueadores, corticosteróides, anabolizantes e anticoncepcionais.

As principais causas podem ser provenientes da hereditariedade; alimentação rica em gorduras; disfunções hormonais que levam o organismo a produzir altos níveis de colesterol e triglicerídeos; doenças que podem alterar o metabolismo; obesidade; alcoolismo, pois o álcool também aumenta os níveis de triglicerídeos; e utilização de medicamentos. Fatores como o sedentarismo e tabagismo contribuem para o surgimento dessa doença.

É uma doença assintomática, ou seja, a pessoa não apresenta sintomas. O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais.

Quando não tratada, a dislipidemia pode levar a sérios problemas cardiovasculares, como infartos do miocárdio, arteriosclerose, angina no peito, e outras conseqüências como o acidente vascular cerebral (AVC) e pancreatite aguda.

Para prevenir a dislipidemia deve-se aumentar o consumo de alimentos que contenham ômega 3 (linhaça, sardinha, salmão, óleos de soja e canola). Esses alimentos reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue; reduzir do consumo de alimentos ricos em gordura (congelados, frituras, carnes gordas, etc) e de óleos de dendê e coco que possuem altos níveis de colesterol; aumentar o consumo de fibras e vegetais na alimentação; praticar atividade física regularmente, pois evita o aumento de peso e previne a formação de placas de gordura.

Confira na tabela abaixo os valores ideais de colesterol e triglicerídeos no sangue.

4 comentários:

  1. Qual a periodicidade ideal para verificação desses níveis?
    Suelen

    ResponderExcluir
  2. Oi Su. A cada 2 ou 3 meses é bom refazer o teste para ver as mudanças que possam ter ocorrido. Precisa de um tempo para mudar os hábitos e o organismo entender essa mudança.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Qual a quantidade que deve ser consumida de tofu para obter os benefícios diários?

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu sou estudante de nutrição, e estou fazendo um trabalho sobre dislipidemia, e não consigo achar o que acontece com o metabolismo do individuo em relação as complicações da dislipidemia, a nivel patologico. Como explicar isso?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.