Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Você sabe o que é dislipidemia?



Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, é uma alteração metabólica lipídica, isto é, quando os níveis de gordura (colesterol e triglicerídeos) estão aumentados no sangue.

Pode ser classificada em:
Dislipidemia Primária: de origem genética.
Dislipidemia Secundária: proveniente de outras doenças ou uso de medicamentos. Doenças como: hipotireoidismo, diabetes mellitus, insuficiência renal crônica, obesidade, alcoolismo, uso de doses altas de diuréticos, betabloqueadores, corticosteróides, anabolizantes e anticoncepcionais.

As principais causas podem ser provenientes da hereditariedade; alimentação rica em gorduras; disfunções hormonais que levam o organismo a produzir altos níveis de colesterol e triglicerídeos; doenças que podem alterar o metabolismo; obesidade; alcoolismo, pois o álcool também aumenta os níveis de triglicerídeos; e utilização de medicamentos. Fatores como o sedentarismo e tabagismo contribuem para o surgimento dessa doença.

É uma doença assintomática, ou seja, a pessoa não apresenta sintomas. O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais.

Quando não tratada, a dislipidemia pode levar a sérios problemas cardiovasculares, como infartos do miocárdio, arteriosclerose, angina no peito, e outras conseqüências como o acidente vascular cerebral (AVC) e pancreatite aguda.

Para prevenir a dislipidemia deve-se aumentar o consumo de alimentos que contenham ômega 3 (linhaça, sardinha, salmão, óleos de soja e canola). Esses alimentos reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue; reduzir do consumo de alimentos ricos em gordura (congelados, frituras, carnes gordas, etc) e de óleos de dendê e coco que possuem altos níveis de colesterol; aumentar o consumo de fibras e vegetais na alimentação; praticar atividade física regularmente, pois evita o aumento de peso e previne a formação de placas de gordura.

Confira na tabela abaixo os valores ideais de colesterol e triglicerídeos no sangue.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

É tempo de Caqui!


Estamos na época de uma deliciosa e apreciada fruta, o caqui. Essa fruta é originária da China e aqui no Brasil sua safra vai de março a maio.

O mais consumido é o guiombo (chocolate), mas também existe o rama-forte, mais mole e alarajando. Esta fruta é rica nutricionalmente, e devemos aproveitar sua época que é curta no ano.

O caqui traz muitos benefícios a nossa saúde. É composto de betacaroteno, que é o precursor da vitamina A, que ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares, protege o sistema imunológico, melhora a saúde dos olhos e auxilia no crescimento das crianças. Também possui licopeno, que é preventivo ao câncer próstata, principalmente. Contém vitamina B1, a qual fortalece o músculo cardíaco e ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo, vitamina B2, a qual é essencial para o crescimento e ajuda a evitar a queda de cabelos, vitamina C que auxilia na imunidade e cicatrização, e ajuda na absorção do ferro. Também contém grande quantidade de fibras que ajudam na melhora da função intestinal. Possui proteínas em sua composição e é grande quantidade de cálcio, ferro, potássio e fósforo.

O caqui possui bastante água em sua composição, em torno de 70 a 80.. Uma unidade contém em média de 75 a 80 calorias.
Geralmente é consumido natural, que é o mais indicado, mas também podem ser feitas doces, sobremesas, geléia e saladas com ele.
Então, aproveite essa época e se beneficie desta fruta maravilhosa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Inclua maçã todos os dias em sua alimentação



A maçã é uma das frutas mais consumidas em nosso país, pois é cultivada durante todo o ano, tem um custo baixo, sabor doce e pode ser utilizada em vários pratos.

Mas o que será que ela possui de tão importante?

A maçã é composta por um conjunto de substâncias que previnem a formação de radicais livres chamados de antioxidantes. Esses antioxidantes auxiliam na redução do risco de câncer de pulmão, mama, próstata, doenças cardiovasculares e da asma.
Possui substâncias como a quercitina, que tem poder antioxidante, vitaminas A, B1, B2, C, niacina, e sais minerais, como o potássio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, sódio, silício e ferro.
Também possui muita água em sua composição, em torno de 85%, tornando-a pouco calórica, tendo em 100g em torno de 60 calorias.

Além dos antioxidantes que combatem os radicais livres, a maçã é ajuda no bom funcionamento do cérebro, devido ao ácido fosfórico. Também contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta, ajuda na limpeza da boca, laringe e faringe favorecendo a voz e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, prevenindo a hipercolesterolemia.

Para termos todos esses benefícios o ideal é consumirmos 1 maçã ao dia.

Comece a incluir a maçã no seu dia! Pode ser no café da manhã, como um lanche no meio da manhã ou da tarde, em vitaminas ou sucos, etc. Opção é o que não falta!