Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

São Leopoldo Fest: gastronomia tentadora


Esse texto é um pouco mais pontual para o pessoal da região, pois trata-se da festa que está acontecendo aqui na cidade de São Leopoldo, a São Leopoldo Fest. Uma festa que comemora a imigração alemã que está em sua 20ª edição, onde reúne muitas atrações como shows, artesanato, feira de comércio e é claro, a gastronomia.

E é essa parte que mais nos interessa! São inúmeros os pratos, lanches e doces servidos na festa. Inclusive é claro, a gastronomia alemã com seus pratos típicos como chucrute, salsicha bock, cucas, etc.
A festa conta ainda com uma imensa variedade de tortas e bolos, pastéis, salgados, crepes, pizzas, cachorro-quente, entrevero no pão ou na tábua (mistura de várias carnes), docinhos, morango no palito com cobertura de chocolate, e muitas outras delícias. Além das bebidas como o chopp que está por toda a volta, assim como o quentão e as batidas de frutas com bebida alcoólica.

O problema disso tudo é que a grande maioria desses alimentos são extremamente calóricos e engordativos, pois constituem de uma grande quantidade de açúcar e/ou gordura.

Mas calma, não podemos nos desesperar, afinal é uma festa, e também merecemos curtir um pouquinho essas delícias. Mas temos que pensar que ao irmos para uma festa desse tipo devemos ter controle não só da nossa fome, mas sim da nossa gula.
A tentação é grande, fica fácil queremos experimentar um poquinho de cada coisa. Mas lembre-se que você pode estar colocando sua saúde em risco e causando arrependimentos.

Algumas dicas:
Procure já ir alimentado para a festa, assim você não fica com fome só de olhar para aquelas delícias. Apenas compre aquele alimento que você tenha muita vontade de comer ou então se você vai passar muito tempo lá dentro, claro que terá que se alimentar mais vezes, mas tente equilibrar, optando por preparações não tão engordativas.

Procure fazer compensações no dia em que fores a festa, por exemplo: se você pensa em ir a tardinha e ficar até a noite, procure se alimentar durante o dia com alimentos mais leves, quem sabe uma sopa ao meio-dia e frutas a tarde, para assim pode comer um pouco mais a noite.

Procure não abusar das bebidas alcoólicas e tente ingerir mais água para se manter hidratado. Outra opção que aquece muito é o chá, excelente para a saúde.

O quentão, também é uma bebida alcoólica, mesmo que grande parte do álcool tenha se evaporado na fervura. Não devemos exagerar, pois além disso ele leva açúcar na sua preparação, tornando-o calórico.

Mas o que vale mesmo é se divertir e aproveitar a festa, afinal é uma vez por ano que acontece. Apenas tenha equilíbrio, não exagere e curta todos os momentos.

Boa festa!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Brasileiros, prestem atenção na sua saúde!



Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde desde 2006 com 54.000 moradores de todas as capitais brasileiras mostra que a saúde dos brasileiros está cada vez pior.

Trata-se do aumento da obesidade, sedentarismo, má alimentação e abuso do álcool. O brasileiro está comendo menos feijão, frutas e hortaliças,e com isso ficando mais vulnerável ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes.

Dados de 2009 mostram que o percentual de homens com excesso de peso aumentou de 47% em 2006 para 51% em 2009; mulheres, de 38% para 42% e mulheres com baixo índice de escolaridade tendem a desenvolver mais sobrepeso que mulheres que estudaram por mais tempo.

Isso é o reflexo dos hábitos alimentares e de vida que muitas pessoas estão levando hoje em dia como a falta de exercícios físicos, acesso a alimentos industrializados, mais baratos e engordativos como fast-foods, salgadinhos e refrigerantes.
O consumo de álcool também cresceu nesses últimos 3 anos, passando de 25,5% para 28,8%.


A pesquisa também mostra que os brasileiros gostariam que a prioridade do próximo governo fosse dar mais atenção para a saúde, porém há uma contradição nisso, onde que os brasileiros não dão a devida atenção para sua saúde. Se déssemos mais atenção para nossa saúde e nosso corpo, adoeceríamos menos, logo o governo gastaria menos com a saúde e pensaria mais na prevenção primária.
É necessário educar desde cedo, pois a maioria dos adolescentes acreditam que hipertensão e diabetes são doenças da terceira idade. Assim negligenciam hábitos saudáveis nesta idade pois acreditam que vão sofrer conseqüências muito tarde e que até lá a medicina já avançou no poder de cura dessas doenças. Mas pesquisas mostram que hoje em dia não são mais raras crianças e adolescentes com essas e outras patologias vindas de uma alimentação e hábitos de vida pouco saudáveis.

Dicas importantes:
Coma mais frutas e hortaliças: são ricas em vitaminas, fibras e minerais importantes para o crescimento, aumentam a imunidade, melhoram o funcionamento intestinal e previnem muitas doenças.
Evite alimentos gordurosos, pois são altamente calóricos e ajudam a desenvolver diversas patologias, como as cardiovasculares.
Pratique exercícios físicos: eles auxiliam na queima de gordura corporal e aceleram o metabolismo.

Desta maneira estamos caminhando para um futuro parecido com a realidade atual dos Estados Unidos onde 60% da população sofre com excesso de peso. Vamos deixar isso acontecer? Da minha parte nunca!

Link completo, site CRN2: http://www.crn2.org.br/index.php?pagina=noticia&&id=355