Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Brasileiros, prestem atenção na sua saúde!



Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde desde 2006 com 54.000 moradores de todas as capitais brasileiras mostra que a saúde dos brasileiros está cada vez pior.

Trata-se do aumento da obesidade, sedentarismo, má alimentação e abuso do álcool. O brasileiro está comendo menos feijão, frutas e hortaliças,e com isso ficando mais vulnerável ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes.

Dados de 2009 mostram que o percentual de homens com excesso de peso aumentou de 47% em 2006 para 51% em 2009; mulheres, de 38% para 42% e mulheres com baixo índice de escolaridade tendem a desenvolver mais sobrepeso que mulheres que estudaram por mais tempo.

Isso é o reflexo dos hábitos alimentares e de vida que muitas pessoas estão levando hoje em dia como a falta de exercícios físicos, acesso a alimentos industrializados, mais baratos e engordativos como fast-foods, salgadinhos e refrigerantes.
O consumo de álcool também cresceu nesses últimos 3 anos, passando de 25,5% para 28,8%.


A pesquisa também mostra que os brasileiros gostariam que a prioridade do próximo governo fosse dar mais atenção para a saúde, porém há uma contradição nisso, onde que os brasileiros não dão a devida atenção para sua saúde. Se déssemos mais atenção para nossa saúde e nosso corpo, adoeceríamos menos, logo o governo gastaria menos com a saúde e pensaria mais na prevenção primária.
É necessário educar desde cedo, pois a maioria dos adolescentes acreditam que hipertensão e diabetes são doenças da terceira idade. Assim negligenciam hábitos saudáveis nesta idade pois acreditam que vão sofrer conseqüências muito tarde e que até lá a medicina já avançou no poder de cura dessas doenças. Mas pesquisas mostram que hoje em dia não são mais raras crianças e adolescentes com essas e outras patologias vindas de uma alimentação e hábitos de vida pouco saudáveis.

Dicas importantes:
Coma mais frutas e hortaliças: são ricas em vitaminas, fibras e minerais importantes para o crescimento, aumentam a imunidade, melhoram o funcionamento intestinal e previnem muitas doenças.
Evite alimentos gordurosos, pois são altamente calóricos e ajudam a desenvolver diversas patologias, como as cardiovasculares.
Pratique exercícios físicos: eles auxiliam na queima de gordura corporal e aceleram o metabolismo.

Desta maneira estamos caminhando para um futuro parecido com a realidade atual dos Estados Unidos onde 60% da população sofre com excesso de peso. Vamos deixar isso acontecer? Da minha parte nunca!

Link completo, site CRN2: http://www.crn2.org.br/index.php?pagina=noticia&&id=355

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.