Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Feijão branco e suas propriedades


Muito tem se falado do feijão branco como um auxiliador no processo de emagrecimento.
Então resolvi falar também e confirmar que sim, ele é um grão rico em proteína e que ajuda a emagrecer, pois contém uma proteína chamada faseolamina, a qual inibe o processo de digestão do carboidrato, ou seja inibe a absorção de açúcares no sangue.

Mas para obtermos esses benefícios temos que seguir alguns critérios: ele não deve ser cozido e sim consumido cru, e para isso ele deve ser triturado e ser consumido na forma de farinha. Mas antes é necessário lavar e secar ao ar livre (pode ser ao sol ou a sombra) e não deve ser colocado para secar no forno, pois perde suas propriedades. Essa farinha deve ser consumida antes do almoço e da janta, por exemplo, para diminuir a absorção da quantidade de carboidrato ingerida. Deve ser diluída em um copo de água, mas cuidado, deve ser utilizada quantidades pequenas, em torno de uma colher de café rasa, no máximo 1 grama por dia, pois pode ser tóxico, causando diarréia e náuseas.

Outro benefício do feijão branco é que ele ajuda a prevenir o diabetes mellito, devido essa diminuição na absorção do carboidrato.

O feijão branco pode continuar a fazer parte na mesa dos brasileiros em forma de feijoada, nas saladas ou mesmo utilizar a farinha de feijão na preparação de pães e bolos, porém ele acaba não tendo esse efeito emagrecedor, pois foi submetido a cocção, mas deixa as preparações saborosas e nutritivas devido as proteínas e fibras que o compõe.

Ele pode ser encontrado em supermercados e casas naturais. Aproveite!!