Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

População brasileira está engordando!


Segundo o último levantamento do Vigitel, apresentado pelo Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está com sobrepeso. Em 2006 este número marcava 43% e 7 anos depois mais da metade da população encontra-se nesta situação. Já a obesidade atingiu 17% da população e em 2006 estava em 11%.

São vários os motivos que levam ao sobrepeso e obesidade, como os fatores ambientais, os socioeconômicos, os psicológicos e os distúrbios genéticos. Mas o fato, é que o sobrepeso e a obesidade podem levar a outros problemas de saúde, como o aparecimento da diabete, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e depressão. Além disso, o surgimento e o aumento dessas doenças também geram custos elevados à saúde pública do país.

É importante ficar atento ao seu peso e aos seus hábitos alimentares e estilo de vida, pois se você estiver percebendo um aumento contínuo, não deixe de procurar um(a) nutricionista para lhe orientar, pois isso já poderá prevenir a obesidade ou outros problemas futuros. 

Procure modificar seus hábitos aos poucos, como reduzir a ingestão de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar, como xis burguer, pizzas, cachorro-quente, salgadinhos, chocolates, sorvetes, folhados, sobremesas, etc. Ingira mais frutas nos intervalos das principais refeições e verduras no almoço e na janta, elas possuem baixas calorias, são fontes de vitaminas e minerais dos quais necessitamos ingerir diariamente. Faça  algum tipo de exercício físico e que seja de sua preferência, pois realizar exercícios sem gostar leva a desmotivação.

Lembre-se que nunca é tarde para recomeçar, se hoje você achou que não teve sucesso, que sua alimentação não foi tão boa, tudo bem, levante a cabeça que amanhã é outro dia, dia de se superar.

Fonte: ABESO