Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vai-se a Páscoa, ficam-se os ovos!

Olá gente!

A Páscoa passou, mas restou dela muitos chocolates e dos mais variados tipos (ovos, barras, caixas de bombons, etc).

Apesar de praticamente todo mundo adorar ganhar chocolates e se deliciar com eles, para quem está cuidando da alimentação, cuidado do peso e não quer colocar tudo a perder nesse momento, geralmente não fica muito feliz em ter ganho tanta coisa.

Pensando nisso resolvi dar alguma dicas para vocês que estão preocupados com o que fazer com todo esse chocolate que não acaba nunca.

- Procure não comer tudo de uma vez só aquele ovo inteiro, aquela caixa de bombons ou aquela barra de chocolate inteira. Isso só vai lhe causar um sentimento de arrependimento, estresse e irá deixar sua auto-estima lá no chão. Procure comer bem devagarinho, aos pouquinhos, um por dia, e se possível não todos os dias. Combine consigo mesmo de estipular dias que irás ingerir esses alimentos, por exemplo, dia sim dia não, ou somente no final de semana, ou se for diariamente, será no máximo um bombom por dia.

- Outra dica é procurar deixar os chocolates em um local que você não os enxergue todo o tempo, por exemplo, dentro de uma gaveta ou armário que não tenhas muito o costume de abrir, assim terão dias que você nem se lembrará que aquele chocolate está ali.

- Outra maneira é tentar se "livrar" de certa forma dos chocolates, distribuindo com seus familiares, amigos, ou outras pessoas que você tenha vontade. Assim, além de agradar aos outros, você estará fazendo um bem para você mesmo.

- Você pode aproveitar os chocolates e fazer alguma sobremesa, bolos ou outras preparações em que você também irá confraternizar com outras pessoas. Sendo assim, você não comerás tudo aquilo sozinho.

Lembre-se que doces em geral viciam, eles tem nutrientes que nos causam prazer, e justamente esse prazer que faz com que temos vontade de comer mais e mais. Dessa maneira você acaba criando um hábito diário e depois fica mais difícil de se desfazê-lo.

Chocolate é bom, mas sem excesso. Dê preferência aos chocolates meio amargos, amargos ou com alto teor de cacau (70% ou mais na sua composição).

Espero ter ajudado nas dicas!

Abraços a todos!