Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alimentação no Verão




O verão está muito próximo, e com ele vem as férias, as festas de final de ano, a praia e é claro, o calor. 

Por isso pensei em dar umas dicas de alimentação para esses dias muito quentes e que se possa aproveitar essa estação com mais saúde e energia.

O calor faz nosso corpo transpirar mais, por isso é muito importante a ingestão de líquidos, principalmente água mineral para evitar a desidratação. Outros líquidos que podem ser abusados são os sucos de frutas sem adição de açúcar, água de coco, preferencialmente coco natural, e os chás, que podem ser servidos gelados. 

É importante lembrar que a sede pode ser considerada um sinal de desidratação, portanto não devemos ingerir líquidos somente quando estamos com sede, e sim constantemente. 

Com relação aos sucos de frutas, procure optar por sucos naturais, pois além das vitaminas e fibras, as frutas contêm de 80 a 95% de água, o que aumenta a hidratação do corpo. As polpas de frutas perdem parte desses nutrientes devido a manipulação (descascar, cortar, etc) e os sucos de frutas de caixa ou em pó contém conservantes que prejudicam à saúde.

Além dos líquidos, para mantermos o corpo hidratado devemos ter em equilíbrio os minerais como o sódio e o potássio. As fontes alimentares que contêm esses nutrientes são frutas, legumes e verduras. Frutas como o melão e a melancia são ótimas fontes desses minerais e contêm grande quantidade de água, o que favorecem a hidratação do corpo.

Procure aumentar no seu cardápio diário o consumo de frutas, legumes e verduras. Lembre-se que quanto mais variado e colorido o seu prato, mais vitaminas e minerais você estará ingerindo. Mas cuidado com os molhos gordurosos e maioneses na hora de temperar a salada, prefira azeite de oliva, vinagre ou molhos a base de iogurtes.

Procure ingerir os carboidratos integrais como arroz, massas, pães e cereais. Eles saciam mais a fome e reduzem a vontade de comer novamente. Evite alimentos com alto teor de açúcar, gorduras e carboidratos mais refinados (massas brancas, arroz branco, pães brancos e biscoitos doces).

As carnes também devem ser mais magras, quanto menor o teor de gordura da carne, mais fácil fica a sua digestão. Intercale os seus dias com os diferentes tipos de carne (gado, peixe, frango). Outra questão muito importante é a forma de preparo das carnes. Prefira as grelhadas, assadas ou cozidas, e evite as frituras.

Você não precisa deixar de comer doces durante o verão, mas procure evitar os mais calóricos como tortas, sorvetes, pudins, etc. Insira de vez em quando sobremesas como picolés de fruta, saladas de frutas e gelatina.

Não esqueça de praticar exercícios físicos. Mas não esqueça de sempre ingerir bastante água durante os exercícios e comer alimentos leves antes e após, com base em carboidratos para fornecer energia e proteínas para a reconstituição muscular.

Aproveite o calor e o verão com saúde!

Fonte: http://www.rgnutri.com.br