Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ginástica Laboral: grande aliada para nossa saúde



Quando falamos de vida saudável aliamos a alimentação equilibrada com os exercícios físicos. Realmente os dois andam juntos e são necessários para quem almeja qualidade de vida.

Muitas empresas adotam a ginástica laboral, a qual é realizada dentro da própria empresa/setor e consiste de exercícios por um período de curta duração de alongamento dos músculos envolvidos nas rotinas diárias do trabalho. Esses exercícios ajudam a prevenir as doenças ocupacionais com a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) e a D.O.R.T (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Quem não tem o costume de praticar esses tipos de exercícios e não realiza outros exercícios fora do local de trabalho tem grande tendência a sentir mais dores musculares e cansaço.

A Ginástica Laboral é importante também para reduzir os custos das empresas com seus funcionários por motivos de assistência médica e afastamento pelas doenças mencionadas acima. Além de que o funcionário que pratica tem mais disposição para realizar o seu trabalho.

Se exercitar é muito importante para a saúde. Vamos comparar que nossa musculatura é como uma mangueira com nós onde o fluxo da água tem grande dificuldade de passar, assim como o fluxo sanguíneo e o oxigênio do corpo. A medida que vamos alongando essa mangueira, assim como nossos músculos, a água vai passando com facilidade, assim como nosso sangue e oxigênio. Por isso nós nos sentimos tão bem após um alongamento, mais relaxados.

Muitas empresas já adotaram esse benefício aos seus funcionários, e muitas outras deveriam seguir esses exemplos, pois isso melhora a qualidade de vida do trabalhador, e quando melhoramos a qualidade de vida dos funcionários, melhoramos a qualidade da empresa.

Agora não adianta também achar que somente a ginástica laboral é um exercício suficiente para nosso o corpo. É necessário fazer mais atividades, como musculação, natação, hidroginástica, caminhadas, corridas, etc. Exercícios aeróbicos e de resistência são fundamentais para um corpo mais saudável.

E para terminar, tudo isso, como falei anteriormente, deve estar aliado a uma boa alimentação, rica em frutas, vegetais, cereais integrais, carnes magras, principalmente o peixe e água, e pobre em doces, frituras, fast-foods e refrigerantes.

Pense que sua saúde é mais importante que qualquer outra coisa!!