Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Anorexia e Bulimia, saiba a diferença!


Não são poucos os casos que aparecem de pessoas que desenvolvem transtornos alimentares como anorexia e bulimia, principalmente no público feminino jovem.

Os transtornos alimentares podem surgir por vários fatores como socioculturais (principalmente a influência da moda/artistas), familiares e amigos, individuais e genéticos.

O que ocorre na anorexia?
Na anorexia a pessoa tem uma obsessão pelo peso e pela forma corporal, sentindo que sempre está com sobrepeso, ou seja, há uma distorção da imagem corporal. Isso faz com que haja uma restrição alimentar auto imposta, levando a uma perda de peso muito rápida e gerando medo de engordar. Muitas vezes o caso é diagnosticado depois que o indivíduo já está com baixo peso e isso pode levá-lo a internação e em casos extremos à morte.
Ela pode ser restritiva onde cada vez menos são ingeridos os alimentos, ou purgativa onde são utilizados métodos compensatórios errôneos como na bulimia (uso de laxantes, vômitos auto induzidos, exercícios exagerados, etc).

O que ocorre na bulimia?
Na bulimia a pessoa também tem uma obsessão pelo peso corporal, porém há compulsão alimentar, ou seja, o indivíduo ingere uma quantidade exagerada de alimentos de qualquer natureza (de 2 a 5 mil calorias em 2 horas, por exemplo), causando sentimento de culpa e raiva levando a purgação (vômitos, uso de laxantes, diuréticos, exercícios, etc). Geralmente não são pessoas muito magras, apesar de ter uma preocupação grande voltada para o peso. Ela pode ser purgativa (vômitos auto induzidos, uso de laxantes e diuréticos) ou não purgativa onde há restrição alimentar ou exercícios exagerados.

Muitas sintomas/complicações surgem devido esses transtornos como: tristeza, ansiedade, mau humor, irritação, desmaios, cabelos finos e quebradiços, hipotensão, arritmia, palpitações, anemia, enfraquecimento muscular, fraturas, osteoporose, pedras nos rins, falência renal, prisão de ventre, amenorréia (ausência de menstruação), problemas no crescimento, pele seca e amarelada, unhas frágeis, sensação aumentada de frio, desidratação, aumento de cáries e corrosão nos dentes, garganta e esôfago inflamados, dor e úlceras estomacais, fadiga muscular.

Portanto, esses tipos de transtornos não são brincadeira. São muito sérios e difíceis de tratar, pois as pessoas que os desenvolvem têm idéias fixas que necessitam perder peso.
Observe as pessoas ao seu redor se apresentam sintomas de idéia fixa de perda de peso, se após fazer uma refeição vão ao banheiro, se comem muito devagar deixando muita comida no prato, se estão perdendo peso rápido, ficando com aparência cansada, triste, usando roupas largas para disfarçar, vergonha de mostrar o corpo, vergonha e raiva ao se olhar no espelho, entre outros sintomas.

Fiquem espertos!!