Bem vindo ao Nutrir Bem!!

Olá!

Este blog foi criado para abordar assuntos relacionados à Nutrição, alimentação saudável, patologias causadas por hábitos incorretos e para auxiliar em dúvidas e informações.

Seja bem vindo!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Exercício é vida!!


Olá pessoal!!
Hoje escrevo para alertar a todos da importância de realizar exercícios físicos. Geralmente nessa época do ano as pessoas tendem a diminuir ou até mesmo parar de se exercitar por causa do frio. É uma época que dá vontade de chegar logo em casa e poder deitar embaixo do cobertor e ligar uma estufa.
Fica ainda melhor quando acompanhado de um chocolate quente, uma pipoquinha, uma sopa de capeletti, etc.
Todos sabemos que fazer isso é muito bom mesmo. Mas para podermos fazer isso de vez em quando sem culpa, não podemos abandonar uma rotina de exercícios físicos.
Uma boa caminhada de meia hora a 1 hora, corrida, natação, hidroginástica, musculação, dança, bicicleta, etc, fazem muito bem a nossa saúde como um todo. Exercitar os músculos e queimar gordura corporal causa sensação de prazer, alívia dores musculares (não esqueça do alongamento), melhora a auto-estima, reduz os riscos de desenvolver obesidade, diabete, problemas cardiovasculares, dislipidemia (altos níveis de colesterol e triglicerídeos), enfim, faz um bem precioso ao nosso corpo.
Gente, meia hora por dia já ajuda muito e jamais devemos pensar que isso é um desperdício do nosso tempo. É sim gastá-lo consigo, para seu próprio bem.
Procure um educador físico para lhe ajudar a pensar em exercícios que você pode fazer e comece já, pense no seu futuro com mais qualidade de vida.
E uma dica extremamente importante: você deve se alimentar antes e após os exercícios. Muitas pessoas acreditam que principalmente após o exercício não devem comer nada, pois assim não vão engordar, pois se comerem engordam tudo o que perderam durante o exercício. Isso NÃO DEVE SER FEITO!
Antes do exercício coma uma fonte de carboidrato para ter energia durante o treino: 1 fatia de pão, 3 bolachas salgadas, 1 banana, etc;
Beba muita água durante o exercício para se manter bem hidratado;
E após o exercício ingira uma fonte de carboidrato e proteína para repor os nutrientes necessários no músculo, assim você não perde massa magra: iogurte, pão com queijo, carne magra com arroz integral, sopa de legumes com frango desfiado, etc.
Então pessoal, difícil não é, basta deixar a preguiça de lado, pensar mais em si, na sua saúde e se mexer. Tem que fazer com que isso seja um hábito natural na sua vida, e não fazer por um período e parar, tem que fazer sempre!
Até mais!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Que vontade de comer pinhão!!


Estamos na safra no pinhão, alimento muito apreciado pela maioria das pessoas do sul do Brasil, onde predomina o plantio desse fruto.
Quer coisa melhor que ficar debaixo das cobertas comendo pinhão recém tirado na panela? Melhor ainda se for ao lado de um fogão a lenha! Ou então nas festas juninas, onde é típico ser comercializado!

O pinhão tem nutrientes muito importantes para a saúde. Ele possui manganês, zinco, ferro, fibras e vitamina E. Essas substâncias agem na resposta imune do organismo, ajudando na prevenção do câncer, auxiliando no controle do colesterol e da diabete. Também possui vitamina C, que melhora o sistema imunológico prevenindo infecções, além de melhorar a absorção de ferro pelo organismo. Possui magnésio, o qual ajuda na captação do cálcio e atua na função muscular. É energético, ajudando no combate a fadiga e também estimula a libido.

Porém o pinhão é calórico, mesmo sua gordura sendo considerada uma gordura boa, a insaturada, ele deve ser consumido com moderação. As crianças menores de dois anos devem evitar o consumo dessa fruta, pois é um alimento forte, que muitas vezes pode causar alergia nessa idade.

O ideal é consumirmos não mais que 8 e 10 pinhões por refeição.

Além de consumi-lo em sua forma tradicional, podemos fazer diversas receitas com ele: pães, bolos, farinhas, saladas, farofas, misturado a risotos, sopas, recheio de pastel, etc.

Todo ano ocorre na cidade de Lages, no estado de Santa Catarina, a festa do Pinhão durante os meses de maio a junho. Uma ótima oportunidade para quem aprecia a fruta, onde são comercializadas várias receitas utilizando o pinhão, e também para quem quer aproveitar um passeio pela cidade e curtir as atrações.

Eu adoro pinhão, e você? Deixe seu cometário!